Mitos Profissionais


A grande diferença nas corporações quem faz são as pessoas (por isso a produtividade está ligada à competência), é importante enxergar que existem aqueles profissionais fazendo a diferença na empresa colocando-a abaixo gradativamente. Afinal, gente tem defeitos, mas alguns desses defeitos são tão freqüentes que deram origem a verdadeiros mitos profissionais.

Mito é interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem; exposição simbólica de um fato; coisa inacreditável; utopia. Portanto, os mitos profissionais também são coisas inacreditáveis, mas que acontecem dia após dia, e existem em todos os escritórios, todas as empresas, atrapalhando a equipe e ajudando no não alcance de resultados. Será que você se identifica com algum deles?

 

MITO DO BOMBEIRO

O bombeiro é aquele profissional nada organizado. Ele não planeja nada, corre de lá para cá, estressado e trabalha feito um maluco. Está exausto, quase tendo um infarto. Se alguém lhe pergunta: “O que você está fazendo?”, indignado e desesperado ele nem responde, de tanto trabalho que tem pela frente – trabalho esse que nunca termina. Está sempre cansado, claro, pois não planeja nem se prepara e depois de um dia de trabalho estafante, tem a sensação de trabalhar demais, sem atingir resultados. E não vai atingir mesmo, porque pode se trabalhar muito, mas é preciso trabalhar bem e direito, com planejamento e organização. É preciso no mínimo, saber o que e para que está fazendo algo. E o bombeiro está ocupado demais trabalhando para pensar nisso…

 

MITO DO “NÃO DÁ PARA FAZER TUDO”

Esse é o profissional que se sente um verdadeiro burro de carga. Não cabe mais trabalho nas costas dele! Como podem pedir mais e mais coisas para uma pessoa só? Freqüentemente ele é visto andando e falando sozinho: “O chefe endoidou, não dá para fazer tudo!”. E assim ele só faz o que é possível, o que não deu para fazer, paciência. Afinal, ele pensa, a empresa que contrate mais funcionários para realizar tantas atividades!

 

MITO DO “É MELHOR NÃO MEXER”

Esse, normalmente, é aquele funcionário mais antigo da empresa. Ele não gosta nada da idéia de trazer muita inovação para o trabalho e se justifica alegando que “É melhor não mexer no que está bom, porque se mexer vai feder!”. Na verdade, esse profissional não faz a menor idéia de como ele, com a sua experiência e a sua idade, vai começar do zero a aprender a manejar uma nova ferramenta, ou um novo equipamento que traga nova tecnologia. Em prol do seu bem-estar mental e psicológico, é claro que é muito melhor a empresa permanecer do jeitinho que está, até acabar como ele: obsoleta.

 

MITO DO “ISSO EU JÁ VI”

Geralmente é aquele profissional bem estudado e bem preparado. Tem MBA, fez ótimas faculdades e cursos no exterior. E por conta disso, nada para ele é novidade. Tudo ele já viu. Palestras e Convenções para ele são pura chatice, pois ele já viu tudo. No coffee break ele é a pessoa que se encosta ao colega e comenta cheio de orgulho: “Isso tudo que ele falou eu já vi”. O problema é que existe uma grande diferença entre ver e fazer. Será que além de ver, ele já fez? Já colocou em prática? Se a resposta for negativa, então de nada adianta ter visto tanta coisa.

 

MITO DA EMA

Esse profissional definitivamente não quer saber de se intrometer na vida da equipe. Para ele, é cada um por si. Pode ser visto cantarolando o bordão: “Ema, ema, ema! Cada um com seus problemas!”. Trata-se de um braço a menos dentro de uma equipe. Ele é na verdade o verdadeiro problema para a empresa. Comprometimento com a equipe é uma das premissas básicas para a realização de atividades em conjunto para se atingir o sucesso.

________________________________________

Artigo de autoria do Cláudio Tomanini 

Tomanini é professor do MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) dos cursos de Marketing e Vendas. Pós graduado em Marketing e Comunicação Dirigida pela ESPM e curso de extensão pela Wharton School.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s