Empresário de Sucesso: Fernando Dolabela


 

 

 

 

 

Fernando Dolabela 

fernandodolabela.wordpress.com/

Currículo e biografia

Criador dos maiores programas de ensino de ensino empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária:

  • A metodologia Oficina do Empreendedor (utilizada em projetos do IEL (CNI), Sebrae, CNPq e outros órgãos) já foi implementada em mais de 400 instituições de ensino superior, atingindo cerca de 3.500 professores e 160.000 alunos/ano.
  • A metodologia Pedagogia Empreendedora (educação empreendedora para a educação infantil, ensino fundamental e médio), apesar de recente já é utilizada em 120 cidades, envolvendo cerca de 10.000 professores e 300.000 alunos com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e dezenas de universidades, participa com publicações nos maiores congressos nacionais e internacionais.

Autor dos livros:

  • O Segredo de Luísa, Cultura Editores, São Paulo, 1999, 320 páginas
  • Oficina do Empreendedor, Cultura Editores, SP, 1999, 280 páginas
  • Empreendedorismo: Ciência, Técnica e Arte, Instituto Euvaldo Lodi, CNI, IEL Nacional, 2000, 100 páginas, em co-autoria com Louis Jacques Filion (Canadá), Robert Brockhaus (EUA) e Piero Formica, (Itália)
  • A Vez do Sonho, Cultura Editores, São Paulo, 2000, 250 páginas.
  • Boa Idéia! E agora? Plano de Negócio, o caminho mais seguro para criar e gerenciar sua empresa. Cultura Editores, São Paulo, 2000, 350 páginas Coletânea coordenada por Louis Jacques Filion e Fernando Dolabela.
  • Empreendedorismo – uma forma de ser. Cultura Editores, AED, São Paulo, 2002, 148 páginas
  • Empreendedorismo – a viagem do sonho. Como se preparar para ser um empreendedor. Cultura Editores, AED, São Paulo, 2002, 100 páginas
  • Pedagogia Empreendedora. Cultura Editores, São Paulo, 2003, 144 páginas
  • A Ponte Mágica. Cultura Editores, , São Paulo, 2004, 100 páginas

E dos softwares MakeMoney e MinhaEmpresa de elaboração de plano de negócios.

 

Livros

 

 Com mais de 150 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA´s em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos.

Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado.

Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

Esses ensinamentos são apresentados à medida que a história evolui, acompanhando o ritmo com que Luísa vai aprendendo. Assim é possível descobrir aos poucos as etapas necessárias à criação de uma empresa, desde sua idealização até à garantia de sua sobrevivência.

Depois de lançar O segredo de Luísa, que se tornou referência na área de empreendedorismo ao ensinar os conceitos-chaves da administração por meio de uma saborosa ficção, Fernando Dolabela apresenta agora um guia completo para ajudar os leitores a aprofundar seus conhecimentos e a colocar seus projetos em prática.

Voltado para qualquer pessoa que queira investir em novos rumos na carreira e para os professores que desejam auxiliar os alunos a expandir seus horizontes Oficina do Empreendedor explica passo a passo todas as etapas do processo de criação de uma empresa, desde a concepção da idéia até a sua realização.

Como resultado de anos de pesquisas, Dolabela elaborou uma metodologia de ensino que abrange essas lições e que hoje é oferecida por mais de 4.000 professores em centenas de escolas e instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

Neste livro, o autor oferece todas as informações, técnicas, dicas e teorias discutidas em sala de aula. Dessa forma, ele se torna útil não só para os professores como também para qualquer pessoa que precise de orientação para abrir o seu negócio.

Empreendedorismo se aprende em casa. Pioneiro na criação de metodologias de ensino para incentivar o potencial empreendedor, Fernando Dolabela – autor de O segredo de Luísa, com mais de 200 mil livros vendidos no Brasil – busca agora conscientizar os pais de que eles têm um papel decisivo na formação do espírito empreendedor dos filhos.

Respaldado por uma pesquisa acadêmica realizada com 1.309 empreendedores e empregados de 11 países, Dolabela usa a ficção para ilustrar como a família pode estimular ou inibir o empreendedorismo de crianças e jovens.

Quero construir a minha história narra a trajetória do engenheiro Rodrigo, sua mulher, Rita, e o filho André, de 8 anos. Enquanto Rodrigo sempre foi um “apertador de parafusos”, com boa formação profissional mas sem grande capacidade de liderança, o filho demonstra desde cedo enorme talento criativo e potencial empreendedor. As idéias do menino, no entanto, não são bem-vindas pelos pais, que desejam que ele faça faculdade e siga uma carreira estável de médico, engenheiro ou advogado.

Ao mesmo tempo que defende essa visão conservadora em casa, Rodrigo enfrenta uma reviravolta no trabalho que o faz questionar seus antigos conceitos. É então que, com a ajuda do amigo e consultor Carlos, o engenheiro e sua mulher descobrem o verdadeiro papel do empreendedor e começam a entender a importância de encorajar os sonhos do filho.

Dolabela consegue mesclar uma boa história com depoimentos de empresários brasileiros bem-sucedidos e informações fundamentais para quem deseja disseminar a cultura empreendedora. Cada capítulo remete a um ou mais anexos no final do livro, que exploram os aspectos mais técnicos ou didáticos do empreendedorismo.

Este livro se dirige a todas as pessoas que não querem seguir os passos dos outros, e sim abrir o seu próprio caminho e ser protagonistas do seu destino.

 

 Em A Ponte Mágica, Fernando Dolabela mostra que todos têm a capacidade de traçar o próprio caminho desde crianças. Luísa retorna animada das férias na praia e, ao chegar em casa, corre ao bairro pobre de vila Alvarenga para entregar à amiga Maria os presentes que lhe trouxe. Mas nem Maria nem sua casa estão lá. Uma enchente arrasou a região e a menina está desaparecida. É então que a amizade se transformará na ponte que a levará do sofrimento à realização de ideais.

Percebendo que não pode contar com os governantes, Luísa traça uma meta – manter viva a esperança de reencontrar a amiga e construir uma casa nova para a família dela. Usando o mapa dos sonhos, a menina começa a trilhar o caminho para concretizar seus planos. Com muita disposição e criatividade, ela supera os obstáculos e a descrença inicial de todos, conquistando aliados e montando seu plano de negócios para abrir a ´Limpeza Pura´, empresa de onde virá o dinheiro para a construção da casa.

 

 Veja a entrevista de Dolabela na CBN.

Uma resposta para “Empresário de Sucesso: Fernando Dolabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s