Qual é o seu próximo projeto?


Frank Lloyd Wright é considerado por muitos, o maior arquiteto americano de todos os tempos. Além de um extraordinário arquiteto, ele escreveu mais de 20 livros, centenas de artigos e foi um palestrante muito conhecido nos Estados Unidos. Durante sua carreira, criou mais de mil projetos. Destes, mais de quinhentos se tornaram magníficas construções. Wright influenciou como ninguém a arquitetura moderna. Seus projetos ostentavam sempre estruturas originais e inovadoras. Ele projetou edifícios, casas, escritórios, templos, escolas, hotéis e museus, entre muitos outros.

Wright viveu até os 91 anos. Já quase no final de sua vida, um repórter da revista The New Yorker quis saber qual era, em sua opinião, o melhor projeto da sua carreira. O velho arquiteto não precisou pensar, simplesmente corrigiu a sua postura na cadeira e com a maior naturalidade, respondeu:

– O próximo.

Essa resposta facilmente pode ser confundida como glamorosa – algo que alguém diz no alto de uma carreira repleta de sucessos simplesmente para criar um impacto. Mas não é. Ela tem profundas implicações na maneira de como pessoas com desempenhos extraordinários veem a vida. Essas pessoas estão sempre se reinventando. Exigindo cada dia um pouco mais do seu talento, do seu potencial. O que elas já conquistaram foi superado. Não importa onde eles tenham chegado na vida, sempre é hora de avançar mais um degrau.

Pense por um instante: qual é a sua maior obra? Você tem vivido diariamente o limite do seu potencial? Ou ainda nem mesmo descobriu qual é o seu verdadeiro talento? Talvez, nunca tenhamos parado para pensar sobre isso, mas se não nos desafiarmos a evoluir cada dia um pouco, estaremos, inevitavelmente, nos retraindo. Se olharmos a nossa volta, não é raro encontrarmos pessoas que vivem a vida como se já estivessem mortas. Elas se movem pelo presente, consumidas pelo passado, ameaçadas pelo futuro, atoladas em ressentimentos, medo, insegurança e estresse.

Há uma maneira simples e bem conhecida de romper esse ciclo: estabelecer um propósito de vida. A principal causa do fracasso da maioria das pessoas se restringe a três fatores: falta de um objetivo de vida definido, ausência de metas claras para alcançar esse objetivo e a carência de um plano para desenvolver essas metas. Por que esses três passos são tão fundamentais? Porque enquanto não tivermos um propósito, iremos dissipar energias e dispersar pensamentos sobre diversos assuntos e em variadas direções, sem chegar a lugar algum. Esse tipo de atitude não nos impulsionará para frente, mas nos levará a indecisão, a insegurança e a fraqueza.

Se quisermos chegar a algum lugar na vida é imperativo saber que lugar é esse. Somente depois de termos claro o que queremos, poderemos organizar, coordenar e canalizar os esforços desperdiçados pelas pessoas que vivem o tempo todo procurando encontrar sua verdadeira ocupação na vida. A frustração nasce quando não estamos usando nossa capacidade, quando não estamos desenvolvendo nosso potencial. Quando existe um vácuo entre aquilo que somos capazes de nos tornar e aquilo que somos, e ao mesmo tempo, percebemos que nossas ações não são no sentido de preencher esse vácuo, quando não somos capazes de afirmar que nosso maior projeto é o próximo, porque nem mesmo sabemos o que estamos buscando.

404248_243612429100510_1973495194_n

Jacob Pétry é filósofo dedicado ao estudo da psicologia cognitiva. É autor de sete livros, entre eles O Óbvio que Ignoramos, Ninguém Enriquece por Acaso e A Lei do Sucesso. Ele é brasileiro radicado nos Estados Unidos. 

Uma resposta para “Qual é o seu próximo projeto?

  1. Adorei a matéria.
    Chega de perder tempo e gastar energia a toa ….Estou cheia de planos e estas orientações nos da um norte, uma direção a seguir…Adoro este site! Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s