Equipe treinada atende melhor e vende mais


Equipe treinada atende melhor e vende mais

Por Rafael Ivanhes

Quantas vezes você chegou numa loja ou empresa cheia de novidades, comunicação muito bem elaborada, atrativa e, na hora de ser atendido você se depara com um colaborador totalmente despreparado para apresentar o que a empresa vende?

Esse caso, claro que infelizmente, é comum de acontecer. A empresa que exerce suas atividades sem estar preparada pode deixar uma grande imagem negativa, o que pode facilmente dificultar o crescimento e o bom desenvolvimento da mesma. No mundo concorrido e acelerado em que vivemos hoje não fica marcado somente a primeira imagem e sim a segunda, terceira, quarta imagem. As empresas que já têm mais estabilidade e tempo de mercado, devem sempre melhorar e treinar cada vez mais seus colaboradores, pois foi o tempo em que dizíamos que o cliente mal atendido falava mal de sua empresa para 10, 15 pessoas. Com as redes sociais em alta isso vai muito além.

Para ter êxito em atendimento você deve saber muito bem o perfil das pessoas que se encaixam melhor em seu negócio e treiná-las de acordo com a cultura da empresa e visando sempre o melhor atendimento ao cliente, incluindo satisfazendo com o melhor produto. É indispensável apresentar todas as opções de produtos/ serviços, especificações técnicas, diferenças de tamanhos, enfim, todo detalhe que possa ser útil ou fator decisivo na compra do cliente. O seu colaborador conhecendo todas as características do que está vendendo ou não, vai demonstrar o quanto sua empresa está preocupada e preparada para atender os clientes. Temos visto muitas lojas onde o vendedor novato simplesmente tem que aprender na marra sobre o que a empresa faz e vende e, sem treinamento, parece que nem mesmo o proprietário da empresa entende a necessidade de treinamento visando o crescimento do negócio.

Complementando um pouco mais, é fundamental que sejam feitos não só treinamentos sobre o que sua empresa faz ou vende, mas sim sobre argumentos e abordagens e de vendas para seu público-alvo. Cada público gosta de ser atendido de uma forma. Por exemplo, um vendedor que vende carros populares não pode usar os mesmos argumentos quando for vender carros de luxo. São dois produtos que na essência são iguais, mas em questão de funcionamento, praticidade, conforto, custos, público-alvo, etc., são muito diferentes.

Os treinamentos devem em geral ser realizados em todas as áreas da empresa, para que seja apresentado um diferencial desde o primeiro momento e para que possa ser passada a melhor imagem sempre. Sendo mais profissional e responsável, preocupando realmente com seus clientes e com oferecendo-o as melhores opções de compra.

As empresas que valorizam seus clientes e colaboradores sempre terão mais sucesso.

Pense nisso e seja diferente!

O sucesso está lhe esperando.

Um fraterno abraço

Rafael Ivanhes

Uma resposta para “Equipe treinada atende melhor e vende mais

  1. Pingback: Equipe treinada atende melhor e vende mais | Alcer Consultoria·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s