Fábula: Os macacos e as bananas


Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.

Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

“Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

9 Respostas para “Fábula: Os macacos e as bananas

  1. Nada muda se voce nao mudar.. precisamos mudar as estrategias e nunca perder o foco, desafiosnos fazem procurar estudar e nos preparar pois só os melhores terão o exito.

  2. O medo de arriscar, muitas vezes inibe o profissional, que em determinados momentos não tem confiança para encarar os desafios, vencer as dificuldades e sair de uma rotina ou mesmo um conceito de trabalho já superado.

  3. Temos que fazer a diferença!…em todos os setores da nossa vida…
    o diferencial mantem o profissional e as empresas com sucesso no mercado de trabalho, as atitudes individuais com relevância a ética, a moral, a coragem, deixa vc em destaque com a sua consciência….abs

  4. Desafios foram nos colocados para a vida fazer sentido, vence-los é uma meta e um foco, portanto siga em frente, andar para trás que não podemos,

  5. A busca do equilíbrio entre tradição e inovação é uma arte a ser seguida com ciência. Muitos na ansiá por uma “revolução” negligenciam, mas no caso dos macacos a ameaça do banho gelado pairando sobre eles era real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s