Os líderes, uma descoberta de dentro para fora


Os líderes, uma descoberta de dentro para fora

Por José Luíz Tejon

Patrick Sweeney, ao lado de Tom Gartland, presidente da Avis, e Jenne Fromm, coach e atleta de escaladas em preparação para subir o Kilimanjaro, abordaram a liderança a partir das descobertas interiores. A empatia, capacidade de sentir o mundo externo umbilicalmente é essencial. Assim como Pelé, Messi e Neymar com a bola; o maestro João Carlos Martins com a música; ou o Alexandre Costa com o chocolate; o viver integrado com o externo, tornando-o uma extensão natural dos nossos sentidos faz a diferença no ato de liderar, pois a velocidade e a reação ao externo surpreendem e conquistam. A paixão da  vontade do gostar cria essa condição expandindo os sentidos e a percepção humana.

Acreditar nas pessoas é o outro ingrediente que ao sair do íntimo do líder conquista e comove profundamente.Esse sentimento ocorre com a consciência de que sem a equipe não faríamos, e de que nossas vidas dependem muito mais do que imaginamos, da vida de outras pessoas. A força vital, o tônus humano e a vontade de construir, são poderes íntimos que nos fazem enfrentar o medo da rejeição.

O trauma da rejeição paralisa muitos seres humanos intimamente. Esse receio, para ser enfrentado saudavelmente, precisa ter uma alavanca motivadora que faça sentido ao coração, ao significado de viver. Essa é a vontade do herói que vive dentro de cada um.

Patrick assinala ainda a importância de trabalharmos com o que nossa profissão vai vir a ser, com o que nossa vida virá a ser. O vir a ser nos mantém na jornada, e grandes líderes revelam esperanças, e pontes são construídas para conectar os pontos presentes aos pontos futuros. Isso vale nos negócios, no esporte, na arte, e, por que não, no amor?

José Luiz Tejon Megido

Publicitário, jornalista e escritor de 28 livros em autoria e coautoria

Autor do blog Cabeça de Líder, da Revista Exame

Professor de MBA da ESPM e da FGV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s