É possível ter equilíbrio e resultados simultaneamente?


É possível ter equilíbrio e resultados simultaneamente?

Por Christian Barbosa

Você se recorda do filme Matrix? Nele, o herói Neo descobre que vive em um mundo artificial criado por máquinas e que para ir ao mundo real precisa tomar uma pílula vermelha. Será que não estamos vivendo algo semelhante a esse filme? Será que não nos tornamos escravos do dia a dia, sem tempo, sem qualidade de vida, sem realizações e com um monte de tecnologia nos dominando?

Essa matriz que vivemos possui dois eixos fundamentais, que correspondem a tudo que buscamos em nossa vida: resultado & equilíbrio. Em um dos eixos está o equilíbrio – tudo o que fazemos para aumentar nosso bem-estar. No outro, está o resultado – todos os objetivos que conseguimos alcançar. Em outras palavras, equilíbrio tem a ver com quem você quer ser e resultado, com o que você quer ter.

Se colocarmos esses dois eixos na matriz, teremos então 4 células que podemos associar a perfis individuais, momentos que passamos em nossa vida de acordo com as oportunidades, situações e escolhas que fazemos.

Em um extremo teremos as pessoas que não têm nem resultados e nem equilíbrios em suas vidas. Vivem uma vida estressante, cansativa, com a sensação de que não conseguem nem sair do lugar e nem obter resultados financeiros, na carreira, acadêmicos, etc. É a célula que convencionei chamar de perdido, pois é o estado em que a pessoa se encontra.

No outro extremo, teremos as pessoas que conseguiram alcançar um patamar na vida com resultados e equilíbrio abundantes, apesar de muita gente dizer justamente o contrário: que quanto mais crescemos na vida, menos tempo temos para família, saúde, lazer, esporte, etc. Felizmente, esse conceito não é verdadeiro, pois muita gente conseguiu chegar nessa célula da Matriz. Literalmente tomaram a pílula vermelha e vivem em outro ritmo.

Descobrir o que essas pessoas têm em comum foi um processo interessantíssimo. Dentre os pontos, podemos destacar:

• Um modelo mental treinado para resultado e equilíbrio simultaneamente, ou seja, quando surge uma oportunidade, eles já pensam se terão as duas coisas ou como podem fazer para tê-las, caso contrário não é ideia para eles.

• Uma capacidade de entender que sua energia pessoal bem utilizada aumenta sua performance diária e isso aumenta o combustível da realização

• Uma capacidade de filtrar as diversas ideas que surgem ao longo do dia e com isso estabelecer um plano de ação que não deixe margem aos próximos passos

• Eles não extirparam a procrastinação da vida, mas entenderam quando ela se torna positiva e quando atrapalha a execução

• Eles sobem em conjunto com as pessoas que fazem a diferença na vida. Afinal de que adianta chegar no topo da montanha e não ter ninguém para comemorar ao seu lado?

As pessoas não fazem o que elas deveriam fazer, porque quando estão nas células erradas da matriz e sem parar para pensar, consomem todo tempo e a vida passa tão rápido, sem equilíbrio e resultado, que nem conseguem se dar conta. No livro Equilíbrio e Resultados, você vai encontrar vários cases das pessoas em suas diversas células, pesquisas e novos estudos sobre performance e vai descobrir que é possível ter equilíbrio e resultados na vida, sem dúvida.

Uma resposta para “É possível ter equilíbrio e resultados simultaneamente?

  1. Olá Pessoal
    Tentando responder essa pergunta:
    ” É possível ter equilíbrio e resultados simultaneamente?”
    Verificamos que a resposta apresenta dificuldades. A nossa própria experiência com elementos químicos das (saudosas ) aulas de químicas do colégio, Culto à Ciência – Campinas. (vide nota ) nos mostrava esse fenômeno. A reação das substâncias na medida que vão se desenvolvendo vão atingindo um determinado nível e em seguida passa para outro ou seja, cada ponto do processo apresenta um resultado e um equilíbrio instável e logo em seguida muda para outro.
    Somente quando o processo se finaliza, a energia é todas consumida temos o resultado e o equilíbrio final. A própria morte poderia ser um exemplo de estágio final do ponto de vista de um ser, e mesmo assim o processo químico continua até estar coerente com a máxima a
    “Memento hominis quam pulveris est et a pulveris reverterisMeménto, homo, quia pulvis es, et in púlverem revertéris”

    “Remember, man, that thou art dust, and unto dust thou shalt return”
    Dessa forma acredito que mesmo um equilíbrio ou desequilíbrio não deixa de ser um resultado, apenas que do ponto de vista da procura da felicidade, só nós interessaria conseguir e tentar manter controle dos resultados daquilo onde investimos nossos esforços para conseguir aumentar o nosso bem-estar e protelando o máximo possível o estágio final!
    Para aprender isso temos uma vida inteira, sendo que algumas pessoas vão “passando de ano” enquanto outros vão ficando nas repetências, desistem e nunca chegam atingir o nível “Universitário da Vida”
    Elazier

    ======================================
    Azul de metileno é largamente utilizado como um indicador redox em química analítica. Soluções desta substância são azuis quando em um ambiente oxidante, mas tornam-se incolores quando expostas a um agente redutor.

    As propriedades redox podem ser vistas em uma clássica demonstração de cinética química em química geral, o chamado experimento da “garrafa azul”. Tipicamente, uma solução feita de dextrose, azul de metileno, e hidróxido de sódio. Após sacudir-se a garrafa, oxigênio oxida o azul de metileno, e a solução torna-se azul. A dextrose irá gradualmente reduzir o azul de metileno a sua forma incolor, reduzida. Então, quando o oxigênio dissolvido é inteiramente consumido, a solução irá tornar-se incolor.(Wikipedia) •

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s