Check-list do Patrick Lencioni para Recrutamento e Seleção


Check-list do Patrick Lencioni para Recrutamento e Seleção

Por Raúl Candeloro

Por convite do pessoal dos Small Giants, assisti o ano passado, em Washington, a uma palestra do Patrick Lencioni, autor de The 5 Dysfunctions of a Team (As 5 Disfunções de um Time). A palestra foi muito interessante, daquelas divertidas e com muito conteúdo. Saí com folhas e folhas de anotações. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi uma lista que o Lencioni criou para ajudar líderes na hora de contratar pessoas. É um check-list bem fácil de aplicar e entender:

1)      Contrate missionários e não mercenários: Gente que acredita na missão e na visão da sua empresa e que, principalmente, compartilha dos seus valores.

2)      Contrate pessoas com ‘ética de trabalho’: Pessoas com ética de trabalho não precisam ser motivadas para trabalhar nem tampouco alguém supervisionando para ver se fizeram o que deveriam ter feito.

3)      Potência intelectual: A inteligência voltou a ser muito discutida no mundo da Gestão por um simples motivo – se vamos ter um ambiente de negócios cada vez mais conturbado, com inovações, rupturas e mudanças permanentes, então é melhor ter gente que saiba resolver problemas. Os problemas que as empresas enfrentarão serão problemas novos, não tem respostas já prontas. Nesses casos a inteligência (definida como ‘capacidade de resolver novos problemas’) passa a ser uma clara vantagem competitiva. Não é só mais repetir o velho – é criar o novo.

4)      Agir rapidamente baseado na intuição: Pessoas de sucesso não ficam pedindo 450 relatórios para ter certeza de tudo, nem perguntando a opinião de todo mundo só para ver se estão certos/certas. Chega uma hora em que alguém tem que tomar uma decisão mesmo com informações incompletas e avançar mesmo sem ter certeza absoluta do que vai acontecer. São essas as pessoas que você quer no seu time.

5)      Senso de urgência: agilidade, respeito a cronogramas apertados, trabalhando bem mesmo sob pressão, administração inteligente do tempo.

6)      Resiliência e adaptabilidade: a capacidade de aceitar críticas e de passar por contra-tempos sem se abater, sem esquecer qual é realmente o objetivo a ser cumprido.

7)      Curiosidade e humildade: a questão aqui é a de desenvolvimento contínuo. É a filosofia Kaizen – hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. Sem se apegar a uma fórmula e sempre acreditando que dá para melhorar, seja lá o que for.

8)      Bondade: inteligência emocional e saber lidar bem com os outros, consigo mesmo  e, por que não, com o mundo. Estamos rodeados de pessoas mal-resolvidas e que trazem toda uma bagagem emocional complicadíssima e pesada para o trabalho. Não é o tipo de contratação que buscamos – queremos pessoas bem resolvidas, com intenções positivas e não aquelas que carregam duas pedras o tempo inteiro ou uma nuvem preta sobre sua cabeça.

9)      Otimismo: acreditar que existe algo de bom a ser conquistado, que o copo está meio cheio e que nosso sucesso depende muito mais de nós mesmos e das coisas sobre as quais temos controle do que todo o resto.

10)   Experiência: um pouco de experiência em cargos similares pode ser bastante útil para acelerar a curva de aprendizagem (desde que todos os outro 9 itens estejam presentes no candidato e sejam respeitados). Note que ‘experiência’ vem em último da lista (e não em primeiro lugar, como muita gente coloca erradamente ).

Na próxima vez que for contratar um vendedor, pense se ele/ela tem todos os 10 itens da lista. Se não tiver… seria bom continuar procurando.

Abraço e boa$ venda$,

Raul Candeloro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s