Networking – Como formar uma rede de contatos


Por Rafael Ivanhes

Networking é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.

Essa nossa rede de contatos pode ter diversas origens: familiares, amigos, amigos de amigos, colegas de trabalho, conhecidos, pessoas que somos apresentados, pessoas que conhecemos por acaso (ex: na fila do banco, do mercado) entre outros. São todos de suma importância para nosso crescimento pessoal, profissional e para nossas experiências de vida.  Para te ajudar mais rumo ao sucesso e destaque vou lhe mostrar como expandir seus contatos e extrair o melhor deles.

Para praticar o networking é preciso primeiramente definir qual é exatamente o objetivo perseguido e qual a mensagem que será comunicada à rede de contatos. Todos os contatos, de uma maneira ou de outra, podem ser fontes de informação e importantes veiculadores de ideias. Quanto mais pessoas conhecemos, quanto mais circulamos, maiores as chances das oportunidades aparecerem.

Algumas opções de onde obter mais contatos são:

  • Eventos sociais
  • Aniversários, casamentos
  • Confraternizações
  • Associações comerciais
  • Igrejas / seitas
  • Clubes
  • Cursos
  • Escola / Faculdade
  • Palestras
  • Redes sociais como o Facebook, Twitter e Google +
  • Fornecedores
  • Vendedores que vão até sua empresa podem ser grandes contatos pra você também

Já tive diversos casos em conversas com amigos de meus amigos, falar sobre meus negócios e realizar vendas. O mesmo aconteceu na faculdade, com o caixa de um banco, em eventos sociais e muito em rede sociais, onde em massa, as pessoas sabem o que você faz. Quando temos algo em comum com a outra pessoa, as barreiras vão desaparecendo e favorecendo os laços de amizade, negócios e um relacionamento positivo. Aproveite isso e tente descobrir o que a pessoa tem em comum com você no início da conversa.

No caso de eventos, que é um lugar onde você terá diversas oportunidades de fazer contatos novos, para ser bem visto, por exemplo, vista-se bem (digo adequadamente, e não grifes), sorria, fale com muitas pessoas, perca a timidez,  tenha um aperto de mão firme, seja legal, seja simpático, mas jamais seja artificial ou transparecer o que você não é. Enfim, aja com naturalidade, troque cartões de visitas. Outra dica: quando você é convidado para  um evento, procure saber quem estará lá e o que essas pessoas fazem.  Isso vai te deixar mais preparado a realizar contatos, e claro, negócios.

Vale a dica ainda se tratando de eventos e confraternizações: evite pessoas alcoolizadas, de má-fama ou negativas. Cuide também de seu comportamento e postura.

Quanto ás redes sociais, também é válido sair de trás da tela e tomar um café pessoalmente. Ás vezes é mais importante e tem mais valor. Tenha equilíbrio nisso.  Claro que a rede social pode ser o início de um networking, se estender para  conhecer pessoalmente ou fechar negócios. Dentro dela, o mundo fica pequeno e facilmente temos amigos de todo canto do Brasil e de fora. Também já tive experiência de realizar negócios com outros países graças a internet.  Não só as redes, mas podemos usar skype, whatsapp que são aplicativos que facilitam esses contatos. Você deve saber usar positivamente a seu favor.

E vale lembrar: é mais importante manter o contato do que apenas fazê-lo.  A sua reputação de agora pode definir o seu futuro.

O networking e seu sucesso vão depender também de sua postura, como você fala e o que fala. É como vender. De uma forma ou de outra você está se vendendo, portanto, saiba bem aquilo que você busca, o que você é, saiba tudo sobre o que você tem a oferecer as pessoas.

Crie a sua rede de contatos e mantenha sempre contato com todos, para que não tenha que começar do zero de novo. E sirva também! Não corra atrás de seus contatos somente quando precisar.

Uma última reflexão: Quantas pessoas conhecem você? Isso dará uma resposta de como anda o seu networking,

Boa sorte, bons negócios e que as oportunidades se abram para você!

Rafael Ivanhes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s