Inteligência é investir em si mesmo


Inteligência é investir em si mesmo

por Rafael Ivanhes

O número de pessoas que investem em si mesmo ainda é muito baixo e a as desculpas grandes demais.  Desse número muitos alegam falta de sorte, de oportunidade, de dinheiro, de tempo, entre outras, mas gastam com facilidade R$ 100,00 e seu precioso tempo em bebidas e festas e não tem a atitude de comprar um livro, se inscrever num curso pelo mesmo valor. Ou dão a desculpa que a empresa é quem deve investir no profissional. Enquanto pessoas fazem e esperam por isso, existem outras que estão bem na frente, inclusive nos fins de semana, noites, dias, estudando, trabalhando, pesquisando, lendo livros, e com certeza terão sucesso naquilo que buscam.  Quando essas pessoas que tanto se esforçaram alcançam o sucesso e reconhecimento muitos dizem ser “sorte”.  Sorte é essa pessoa ter corrido atrás do que queria e conseguir.

Sobre isso, gostaria que refletisse um pouco:

  •         Quantos livros de qualidade você leu no ano passado e esse ano?
  •         Quantos artigos de qualidade você leu?
  •         Dentro da sua área de trabalho, você está acompanhando as mudanças e as inovações?
  •         Você está acompanhando a evolução que está acontecendo nesse mundo globalizado?
  •         Quantas línguas você sabe falar?
  •         Você domina a tecnologia de hoje?

Para que você tenha uma ideia, existem muitos profissionais que tiveram sucesso no passado, mas deixaram de investir em si mesmos e hoje, em conseqüência disso, mal sabem mexer num computador, redes sociais e smartphones.

Por onde começar a investir em mim?

Investir em você requer algumas bases e metas para saber onde quer chegar. Por exemplo: Imagine que você é piloto de uma viagem. Você concorda que precisa saber para onde exatamente vai? Na nossa vida é assim, saber para onde estamos indo é fundamental para que tenhamos êxito em nossa carreira. Você não vai perder tempo estudando Medicina se o seu objetivo é ser Astronauta. Pense em atividades que faz você se sentir bem, o que te motiva a trabalhar com afinco?

Como investir em mim?

Investir em nós mesmos é buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e progredir nas duas. São diversas formas de investir em você mesmo podendo ser para:

  •         Faculdades e cursos técnicos – Extremamente essenciais para quem deseja seguir uma carreira de sucesso.  Quando terminar seu curso, não fique parado. Procure outras atualizações em sua área para estudar, assim como médicos fazem em congressos, por exemplo. Se hoje não tem dinheiro para cursar o que gostaria, tem toda a internet e livros para ir se inteirando dos assuntos.
  •         Cursos de idiomas – Aprender uma 2ª, 3ª língua é de grande valia para quase todas as áreas profissionais e para a vida. Se tem o objetivo de estudar fora ou negociar com outros países, estude! O Google ainda não resolve tudo nesses quesitos e o mercado pede pessoas cada vez mais preparadas.
  •         Viagens e intercâmbio (conhecer outras culturas) – É de grande valia para nós em qualquer área conhecer novas culturas, cidades, países. Isso aumenta nossas experiências, visão do mundo e melhor preparação para o mercado. Sair da rotina, ficar mais independente, ter fluência em outro idioma e valorizar ainda mais a família quando se está longe.
  •         Saúde e práticas de exercícios físicos – estar com a rotina médica em dia, praticar caminhadas e alguns exercícios farão você ter mais disposição para sua vida, saúde e longevidade. De nada adiantaria se esforçar tanto em estudar, trabalhar e estar se matando na alimentação, ser sedentário, abusar de álcool e outras drogas. Saúde é um dos melhores investimentos em nossa vida, pois é no seu corpo que você mora.
  •         Convívio familiar, amizades e lazer – tirar um tempo livre para estar com seus amigos, família, conhecer a história de seus pais, avós e antecedentes pode lhe trazer muitas boas idéias e experiências. Os momentos de lazer também são momentos de reflexão, de relaxamento, o que lhe trará uma sensação de renovação que não deixam de ser um investimento em si mesmo.
  •         Networking e eventos – lembrando que em tudo você fará networking, ou seja, contatos. Os eventos são uma grande oportunidade de conhecer muitas pessoas de uma só vez, que podem ser muito benéficos no presente e no futuro, seja para trabalho, indicação, fazer negócios juntos ou até mesmo empreender.
  •         Seja voluntário – invista também em ajudar o próximo. Isso vai lhe trazer além de novos amigos e contatos, um bem enorme para você e para o mundo. As pessoas de sucesso sempre estão dispostas a servir e ajudar. Você pode fazer parte de clubes como Rotary, Rotaract, Lions, da sua igreja, do seu bairro, entre outros.

Uma frase conhecida e diz grande verdade: “Se você não investir si mesmo, ninguém o fará.” Muita gente já faz boa parte dos itens citados, por isso, tenha um propósito e saiba para onde está indo.

Grande abraço e bons investimentos!

Uma resposta para “Inteligência é investir em si mesmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s