Porque a loja do lado vende mais?


Porque a loja do lado vende mais?
Por César Frazão
Ao final de uma conferência em SP para mais de 300 empresários, duas mulheres vieram conversar comigo e uma delas perguntou ”porque a loja ao lado vende mais?”, tenho uma loja que fica ao lado de um concorrente, vendemos o mesmo tipo de produto, na mesma faixa de preço, a minha loja é muito mais vistosa e minhas vendedoras são mais bonitas e ainda assim ela vende mais que eu, por que?
Não me contive e fui visitar a tal loja que vende mais e chegando lá verifiquei que realmente tudo o que ela tinha relatado para mim era verdade, mas ela esqueceu de um detalhe! A loja do lado o atendimento foi espetacular, com alegria, entusiasmo e bom humor, um clima mágico e contagiante até eu acabei comprando algo mesmo entrando lá só para pesquisar, enquanto na loja mais bonita o atendimento foi frio, apático, sem vontade.
O que vimos acima é um erro muito comum em vendas, empresários investem uma fortuna em aparência, tecnologia, publicidade, etc…, o que não deixa de ser importante mas, esquecem que nada disso adianta sem as pessoas que estão por trás.
Observando os vendedores trabalhar por algumas horas cheguei a algumas conclusões e a orientei sobre quatro pontos frágeis, que deveria ser corrigidos para incendiar suas vendas:
– Coloque-se no lugar do cliente; analise o ambiente, as prateleiras, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a alegria, o humos dos funcionários enfim todos os detalhes ajudam ou atrapalham as vendas, pois venda é uma relação de causa e efeito.
2 – Olhe no olho dos vendedores e atendentes; veja se estão trabalhando com alegria, vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes, como vimos este é um fator decisivo nas vendas.
3 – Treine, simule vendas com o pessoal; coloque-se no lugar do cliente e peça para eles te venderem os produtos e vice e versa, estive em uma grande empresa em Atlanta-EUA e lá os vendedores antes de começar a trabalhar tem que simular a venda ou dar explicações sobre determinado produto ao gerente ou aos pares e quem não for convincente não começa a trabalhar enquanto não estiver preparado.
4 – Ofereça um diferencial; torne o cliente um vendedor, um fã, da sua empresa, entregando a ele o algo a mais como, cafezinho, doce caseiro, bombom, poema de bolso, desconto na próxima compra, pirulito para as crianças, etc…É mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo, segundo alguns especialistas essa diferença pode ser de até 5 vezes.
Faça o teste e pode ter certeza que em um curto espaço de tempo o mkt boca a boca fará a diferença e suas vendas aumentarão.
Leia também o Livro Vendas e Atendimento, disponível na minha loja:
http://www.cesarfrazao.com.br/produtos.php?detalhes=30
Boas Vendas e Sucesso!

Uma resposta para “Porque a loja do lado vende mais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s