Minha equipe de vendas está uma bagunça! Por onde começo arrumar?


Minha equipe de vendas está uma bagunça! Por onde começo arrumar?
Na reorganização de uma força de vendas a primeira coisa que vem na cabeça é a demissão dos vendedores. Não comece por aí. Além dos altos gastos com encargos trabalhistas o “Turn Over” é danoso à empresa. (exceto aqueles vendedores que são muito negativos e fracos, esses já deviam ter sido cortados faz tempo!)
4 Primeiros passos para botar a casa em ordem:
1) A conscientização da equipe – Reúna todos, seja transparente, direto, objetivo, informando-os que as coisas mudaram para a empresa voltar a crescer. Se possível faça desse acontecimento uma ocasião especial com um café da manhã por exemplo. Seriedade e positivismo são as palavras chave.
2) Treinamento intensivo de vendas – A origem de todo problema em muitos casos é a simples falta de treinamento, que gera falta de argumentos, de conhecimentos e por conseqüência final, de vendas. Vendas é o coração da empresa, sem vendas não há receita e sem grana, não há empresa.
3) Campanha de motivação – Não seja como a maioria dos gerentes. Não confunda treinamento com motivação. Treinar é mostrar ao vendedor como fazer e motivar, é deixar o vendedor comvontade de fazer.
Infelizmente muitos empresários e gerentes parecem estar sofrendo de miopia gerencial, ou seja, não enxergaram ainda que quanto mais treinarem os vendedores mais irão vender. Faça um programa intensivo, contrate um especialista e tire o atraso da equipe de vendas.
Este é um assunto muito amplo e dado sua importância, por dezenas de vezes já foi abordado aqui na VM, inclusive pelo próprio Raúl Candeloro. Sugiro que rapidamente crie uma premiação, um desafio, alguma competição, enfim, use a criatividade para mexer com os ânimos dos vendedores.
*Aconselho visitar o portal http://www.vendamais.com.br. Você encontrará a revista motivação e vários produtos que irão ajudar a ter idéias para motivar sua equipe.
4) Contrate sangue novo – O lucro de uma empresa começa com a contratação certa. Bons vendedores cheios de energia e vontade, podem renovar o clima, dando um gás nas vendas.
Treine-os, motive-os, desafie-os e se não funcionar, em último caso troque-os. E seja rápido nas ações. De nada adiantará focar no problema e lamentar,  temos que focar nas soluções e caminhar rumo a um novo tempo, uma nova fase.
OBSERVAÇÃO FINAL! Às vezes o buraco é mais embaixo… Pergunto: Por que a equipe chegou a este ponto? No fundo no fundo, na maioria dos casos a grande causadora de toda essa bagunça é uma liderança fraca, omissa e até mesmo covarde. Saiba que não existe equipe de vendas forte com liderança fraca. Se o líder não mudar tudo voltará a ser como antes…
Quer saber mais como formar, treinar e dirigir equipes de vendas? leia meu livro:
Boas Vendas e Sucesso!
Cesar Frazão
Artigo publicado na Revista Venda Mais

Fonte: César Frazão

Uma resposta para “Minha equipe de vendas está uma bagunça! Por onde começo arrumar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s