Afinal, existem clientes fiéis?


Por Marcelo Caetano

Depois de alguns meses escrevendo diversos artigos aqui no blog sobre gestão de desconto em vendas, inicio hoje uma nova série de debates. O tema central das publicações dos próximos meses é a fidelização de clientes, outro assunto que considero essencial para o sucesso em vendas.

E para inaugurar essa série, pergunto: você acha que existem clientes fiéis?

Antes de saber a minha opinião sobre o assunto, reflita sobre isso e já prepare o seu comentário (que você pode deixar aqui mesmo, no Facebook ou no Linkedin), para não ser influenciado sobre o que eu vou dizer aqui, ok?

Dito isso, vamos à minha resposta:

Não, não existem clientes fiéis!

Em algum momento, você vai bobear ou a empresa concorrente ficará mais eficiente e levará seu cliente embora, pelo menos temporariamente.

O que podemos fazer, portanto, é aumentar o grau de fidelização do cliente, aumentando o tempo no qual ele consumirá nossos produtos ou serviços.

Como começar essa tarefa de aumentar o grau de fidelização do cliente

Você precisa entender que muitas vezes seus clientes trocam-no por um concorrente direto, mas em outras oportunidades você é surpreendido, e os clientes trocam-no por concorrentes indiretos. Essa situação é muito mais complexa de prever.

Por exemplo: eles compram uma TV a cabo e cancelam a assinatura da revista semanal.

Mas é possível, por intermédio de técnicas e táticas, fazer que os clientes consumam de você e de sua empresa durante um período maior de tempo; isso, na prática, significa aumentar a fidelização do seu cliente e, consequentemente, sua comissão e seu lucro.

A verdade é que criar a consciência de fidelização de cliente, no Brasil, é um desafio, pois vivemos a tentação de morar em um país com grandes oportunidades, no qual, todos os dias, surgem novos clientes para consumir nossos produtos. Isso não pode nos tirar do foco e da busca pela fidelização, que deve ser encarada como nosso constante desafio.

Quem trabalha diretamente com o cliente sabe que um dos mais importantes pontos de fidelização de clientes (dividindo igual importância com a técnica) é a paciência. Para manter um cliente, muitas vezes, você precisa recuar, dar um passo atrás, aguentar o cliente gritando ao telefone porque o produto não foi entregue no prazo previsto ou uma voz estridente reclamando.

E é essa reflexão que eu proponho no início dessa série sobre fidelização de cliente. Pense nisso, abra sua cabeça para esse debate e acompanhe os próximos artigos que escreverei sobre o assunto. Acompanhar cada um deles o ajudará a se preparar muito melhor para fidelizar seus clientes.

Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s