Como despertar seu espírito criativo


Como despertar seu espírito criativo

Ômar Souki

Para inspirar-se, Thomas Edison se assentava em uma cadeira e cochilava. Mas antes segurava em sua mão direita uma bolinha de metal.  Logo abaixo—no chão—colocava uma panela. Quando começava a cair no sono, sua mão se abria e a bolinha caia dentro da panela. O barulho o despertava, e Edison, então, chegava ao estado de desperto já com a solução do problema que o afligia ou com idéias para mais uma de suas maravilhosas invenções. Ele se entregava às suas criações com humildade, pois se confundia com o seu trabalho. Tinha plena consciência de que era apenas um canal de comunicação entre o Divino e o humano.

Os grandes gênios foram pessoas de extrema humildade. Albert Einstein vivia uma vida de monge, pois era do silêncio que retirava inspiração para sua extraordinária criatividade.

O espírito criativo é estimulado pela intenção altruísta. É importante que a intenção seja a do serviço ao semelhante e não apenas um capricho do ego. O serviço ao semelhante deve preceder qualquer vã ilusão de um ego inflado.  Portanto, antes de iniciar seu projeto pessoal ou empresarial, certifique-se de sua transcendência, isto é, de sua utilidade ao todo. Projetos sustentáveis e de qualidade não se baseiam primordialmente no dinheiro, mas no benefício que levarão à sua comunidade, ao seu país e ao mundo. Quanto mais claro isso está para o criador, mais motivado ficará a entregar-se a ele, isto é, começá-lo, sustentá-lo e concluí-lo.

Para que nossos projetos tenham começo, meio e fim é preciso que sejam inspirados por três forças absolutamente invencíveis.  Esses mananciais de poder estão contidos em três palavras: otimismo, motivação e entusiasmo.

  1. Otimismo: Se baseia na essência daquilo que temos em mente. Qual será o alcance de nosso projeto pessoal ou empresarial? Qual é o benefício que oferece? A quantas pessoas irá beneficiar? Onde? Por quanto tempo? Você tem isso bem claro em sua mente? Você consegue ver o sorriso no rosto das pessoas beneficiadas pelo seu projeto?
  2. Motivação: Para se motivar a colocar a mão na massa e mantê-la lá é importante que seu projeto não se restrinja a beneficiar apenas a uma pessoa: você. No final, quanto maior for o número de pessoas contempladas com a sua ação, maior será a sua recompensa. A motivação plena e sustentável somente ocorre quando o objetivo da sua iniciativa não está restrito só à sua pessoa, ao seu ego.
  3. Entusiasmo: Mantém você trabalhando quando os inimigos constroem barreiras à sua frente. Sim, os inimigos invisíveis criam impedimentos praticamente intransponíveis à nossa frente. Para vencê-los é preciso ter toneladas de entusiasmo. Quem são esses inimigos? O medo, a insegurança, o pessimismo, o desânimo, a tristeza, a raiva, o rancor, o ódio.  Só o entusiasmo poderá dar conta desse lixo mental. Lembre-se: entusiasmo quer dizer, literalmente, possuído por Deus. “Se Deus é por nós, quem será contra?”.

O ser entusiasmado é o que está mais próximo de Deus. Mozart só poderia ter composto sua música inebriante se estivesse tomado pelo entusiasmo, totalmente entregue à sua criação.  Se estivesse pensando no que iria ganhar com aquilo, talvez travasse.  Mas ele se atirou por inteiro à partitura e plasmou o que lhe foi ditado pelo Divino Compositor.

Experimente seguir essa trilha composta de otimismo, motivação e entusiasmo e veja, por si mesmo, se funciona. Se esqueça, se abandone e se entregue ao sonho de sua vida. Esse abandono o ligará ao Grande Campo de Todas as Possibilidades e lá você beberá direto da Fonte. Irá manifestar no mundo das coisas o melhor de você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s