Os 4 Códigos para a superação na carreira


Os 4 Códigos para a superação na carreira

Existe código pra tudo. A questão é descobrir! Na profissão e na carreira precisa prestar atenção desde cedo. Além de liderar milhares de pessoas ao longo da minha carreira, vivi, eu mesmo, erros e acertos importantes para compartilhar. Fora isso, estudo essa arte da Superação intensamente, e a construção de uma grande carreira vai exigir muita superação da sua pessoa, da sua personalidade, para que o seu profissional seja vitorioso.

O 1º Código é descobrir aquilo que você não é. Mais importante de saber o que você quer, ou o que você  pode vir a ser, realize rapidamente onde não é a sua praia. Descubra onde não está o seu dom, qual não é a sua vocação. Como saber? Experimentando de tudo, e muita coisa, logo cedo, desde sua adolescência. Você saberá onde seu dom não está, pois será insuportável para você vencer os obstáculos que existem em todas as profissões e em todas as carreiras. Mas, não perca tempo. Haja agora.

O 2º Código é focar no seu melhor. Descoberto o seu dom, aquilo onde você sente uma brutal satisfação no fazer, concentra. Curta cada detalhe do processo. Você saberá que essa é a sua, pois sentirá a felicidade ao fazer coisas, que não faria normalmente, se não gostasse muito. Você vai ler sobre isso, vai dedicar noites, finais de semana, vai devorar tudo o que envolve essa vocação descoberta.

O 3º Código é buscar relacionamento com os profissionais mais competentes e admiráveis, daquilo que você também ama. Afaste-se da turma da reclamação, da choradeira e do resmungar. Não perca tempo gastando tempo com quem não tem tempo para crescer. Cada segundo investido da sua vida é energia vital que flui. Não desperdice o tempo, tenha qualidade no uso da vida, e creia que somos o resultado de onde colocamos o foco de nossas atenções. Com quem nos relacionamos definimos a nossa vida. Aprenda a gostar de pessoas que você não gostaria normalmente, mas que ensinam e com quem você pode aprender muito.

O 4º Código vai exigir que você aprenda muita coisa que normalmente você não iria aprender, mas que vai descobrir que sem esse conhecimento, simplesmente não conseguirá fazer aquilo que você mais ama. Você irá descobrir a interdependência entre os conhecimentos, você vai ter convicção da importância das equipes, de suas diversidades, e de que sozinho ou sozinha, vai caminhar muito pouco.

Uma grande carreira exigirá de você a busca permanente do conhecimento, a vontade onívora da competência, o que significa saber fazer, e o inestimável desenvolvimento de vendas. Você precisará aprender a fazer saber, quer dizer, se não souber vender, ou se vender, ou vender a equipe, terá sua carreira limitada pela dificuldade de ser percebido.

Não é difícil, precisa de muito trabalho. Muito amor ao trabalho.

José Luiz Tejon Megido

Publicitário, jornalista e escritor de 28 livros em autoria e coautoria

Autor do blog Cabeça de Líder, da Revista Exame

Professor de MBA da ESPM e da FGV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s