Os caminhos para chegar ao cliente


Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.

________________________________________

Qualquer profissional tende a se acomodar nas suas atividades. Em vendas, por exemplo,é muito comum vendedores limitarem-se a ter um relacionamento com os clientes por meio das visitas pessoais. Não que isso seja errado, isso é ótimo. Porém, existem outros canais que facilitam a comunicação com os clientes e que podem reforçar o relacionamento com eles que são mal aproveitados. Sabendo utilizá-los, você poderia vender mais – e melhor – para um único cliente.

Meu objetivo com este artigo é, então, convencê-lo a usar outras ferramentas a seu favor. Acompanhe meu raciocínio e, logo depois de terminar a leitura, reveja seus hábitos de comunicação com seus clientes. Simples mudanças podem trazer grandes melhoras!

O que comunicar aos seus clientes?

Antes de mais nada, tenha em mente que não é apenas para fechar uma venda que você precisa se comunicar com seu cliente. Há outros motivos para procurá-lo. Você pode, por exemplo, contar as novidades da sua empresa, falar sobre as promoções especiais do mês, perguntar como ele está lidando com a última compra que fez com você e assim por diante.

Falando especificamente sobre alguns meios de comunicação, estas dicas podem ser úteis:

  • Telefone

Ao telefonar (e não esperar a próxima visita), você dá ao cliente a sensação de urgência. Por isso, essa é uma boa forma de contato para quando você quer apresentar uma novidade. O cliente naturalmente ficará mais tentado a buscar informações sobre a novidade logo.

Além da ligação, se o cliente tiver permitido (claro!), você também pode usar o telefone para enviar SMS ou WhatsApp. Essa prática pode ser vista como menos invasiva, e ainda assim muito efetiva.

Claro que o bom senso é fundamental para que ações como essas tenham sucesso. Não dá para ligar todo dia para o cliente, nem escolher horários inoportunos para fazer esse contato (muito cedo, na hora do almoço ou depois das 18h, por exemplo). Também não é uma boa ideia encher a caixa de mensagens do cliente com contatos desnecessários.

  • Internet

A internet (mais especificamente o e-mail) é uma poderosa ferramenta de comunicação. Possui inúmeras vantagens, como: velocidade no uso, baixo custo e facilidade em respostas imediatas. Além de conveniente, é um objetivo que está se tornando cada vez mais utilizado pelo marketing de relacionamento. Tanto para quem quer se comunicar com seus clientes, como para quem busca se aproximar dos fornecedores.

Mas não é só por meio do e-mail que você pode se comunicar com seu público pela internet. As redes sociais hoje permitem que você esteja em contato indireto com quem se interessa pela marca de uma maneira muito efetiva – se você souber aproveitar esses canais, claro. Mas esse é assunto para outro artigo…

Como lembra Fred Reiccheld, especialista em lealdade do cliente, promovendo a ligação direta entre as empresas e seus fornecedores e clientes, a web pode estreitar os relacionamentos ao extremo e gerar vantagens imensas. Porém, muito pouco desse potencial poderá se concretizar se não houver, dentro de tais relacionamentos, um elevado nível de confiança. Para os clientes da web, onde os negócios são conduzidos à distância e os riscos de incerteza são amplificados, a confiança é mais importante que tudo.

Lembre-se: os clientes online não podem olhá-lo nos olhos, nem avaliam o espaço físico de uma loja ou escritório, nem mesmo veem ou tocam produtos. Quem reina na web não é o preço, é a confiança.

DICA PRÁTICA

Crie uma lista de e-mail de todos os seus clientes ou, pelo menos, dos principais. Toda vez que você receber uma informação sobre promoções ou lançamentos, envie imediatamente para eles. Se quiser potencializar ainda mais suas chances de retorno, personalize os contatos para os principais clientes. O simples fato de você acrescentar o nome dele ou relembrar algo que vocês comentaram em outra ocasião pode ajudar bastante nesse momento.

Essa lista de clientes também deve ser utilizada para enviar algumas mensagens motivadoras para os clientes, dicas de como utilizar seus produtos ou como aumentar suas vendas. Outra alternativa são os boletins eletrônicos que, bem elaborados, são úteis, pois trazem informações rápidas e claras, mantendo seu nome e o de sua empresa na mente dos consumidores.

Assim, de maneira muito simples, você está criando uma comunidade dos seus clientes.

Utilize todos os canais possíveis para se relacionar com seus clientes, não fique restrito ao seu modelo tradicional e aproveite cada contato para fortalecer a relação com eles. As vendas virão como consequência.

Fonte: http://www.marcelocaetano.com/os-caminhos-para-chegar-ao-cliente/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s