Líderes encorajam, chefes motivam


Por José Luiz Tejon
Encorajar ou motivar? Encouragement. Podemos motivar ao máximo a gazela, mas ela nunca vai ter coragem para atacar a leoa. Para encorajar alguém não basta soltar ou bradar palavras motivacionais, ou ler livros de autoajuda. Os discursos motivacionais são pífios, falsos e empacotados em total ausência de poder, de verdade e consequentemente, ao contrário de encorajar, são usados para passar a missão de pegar o leão, para o outro.
Líderes que encorajam, fazem, mostram e como a moda antiga dos imbatíveis generais de campo, eram os que colocavam seus cavalos à frente do próprio exército. Logo, líderes encorajam, pois carregam em si a coragem, e está na sua coragem o poder gigantesco de imantar com coragem suas tropas, suas equipes, ou mesmo filhos, amigos e família.
Encorajar exige responsabilidade, não podemos encorajar um membro do time sem o prover de habilidades para o sucesso no ato corajoso. Significa compreender que encorajar representa preparar para a coragem. Coragem envolve ousadia, agressividade, riscos, disruption. Coragem representa um valor. Motivação significa estímulos.
Líderes encorajam, pois coragem representa um dos três mais poderosos valores de qualquer liderança, em qualquer âmbito humano. Motivação. Costumam ser frases decoradas, copiadas, e geralmente referenciadas por terceiros, usadas para animar pessoas a fazer, o que sem coragem, jamais conseguirão fazer. Logo, líderes encorajam e chefes motivam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s