5 minutos que farão você vender mais!


Pequenos hábitos podem fazer grande diferença na vida de bons vendedores. E alguns deles não tomam mais do que cinco minutos do seu dia.

E é sobre um desses hábitos que quero falar hoje.

Muito simples, mas extremamente eficiente, o costume de anotar informações após reuniões e confirmações de negócios com clientes pode trazer excelentes resultados.

Estas são algumas das perguntas que podem ser feitas a você mesmo após um fechamento de venda:

  • Quanto você vendeu?
  • O que o cliente comprou (quais produtos/serviços)?
  • O que você quer vender na próxima visita?
  • Quanto pretende vender?
  • O que precisa ser feito para alcançar o resultado desejado?

As respostas a essas questões são aparentemente bobas e simplistas. Podem ser anotadas na agenda de papel, no celular ou em qualquer programa de CRM. Mas o simples fato de fazê-las carrega um sentido muito mais amplo, pois indica organização, planejamento e ambição do vendedor.

Com essas informações em mãos, antes de sair para o próximo encontro com o cliente, leia suas anotações e você estará pronto para buscar melhores resultados de venda e ser mais eficiente no seu atendimento.

Essa disciplina – as anotações precisam se tornar um hábito – faz com que você consiga perceber melhor as necessidades dos clientes e isso, com o passar do tempo, evolui o relacionamento.

Ao estabelecer esse padrão, você cria um ciclo positivo na relação com o cliente, baseado no acúmulo de informações e na tomada de decisões mais assertivas. Com isso, é possível ser mais efetivo – ou seja, oferecer melhores soluções aos clientes e, ao mesmo tempo, aumentar seus ganhos.

Minha definição para conseguir esses resultados é quase tão simples quanto as perguntas que falamos no início do artigo: são “cinco minutos mágicos”. Aposte neles e, com disciplina para tornar esse hábito parte do seu dia a dia, você com certeza terá melhores resultados.

marcelo-caetano-consultor-e-palestrante-de-vendas

Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.

Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.

Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s