7 dicas de empreendedorismo do ex-camelô que se tornou milionário


7 dicas de empreendedorismo do ex-camelô que se tornou milionário

Por Priscila Zuini com Rennan A. Julio – 15/07/2015 – PEGN

Em 1980, David Portes pediu uns cruzados emprestados para um amigo. A ideia era usar o dinheiro, algo próximo dos R$ 12,00, para comprar o remédio de sua mulher, que estava grávida. Mas Portes resolveu arriscar: gastou todo o dinheiro em balas e doces a fim de revender. Conseguiu dobrar o dinheiro em um dia. “Comprei o remédio e mais doces. No outro dia, dobrei de novo”, afirma.

Com essa pequena “poupança”, abriu a Banca do David, um camelô na Centra do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi ali, na estação ferroviária carioca, que ironicamente David conquistou o país e o mundo. Hoje, já milionário, é dono das empresas Talk About, D!Marketing, AD POP, Investcomm e faz sucesso com sua história de superação, dandopalestras ao redor do planeta.

Sua história completa foi publicada no livro biográfico “David – Uma Lição de Vida e Marketing” – com mais de 40 mil cópias vendidas. Como de costume, o empresário quer mais. Por isso, está lançando seu segundo livro, “O Segredo do Sucesso”.

Na obra, o ex-camelô e atual empresário de marketing lista as 60 dicas mais importantes da sua vida empreendedora – mostrando como saiu da rua para se tornar um dos palestrantes mais requisitados do Brasil.

“Na crise, a gente tem que se reinventar e fazer diferente. Desde quando comecei vendendo bala, pensava que não poderia ser só mais um camelô”, diz Portes. O “homem que transformou R$ 12,00 em milhões” afirma ter separado as ferramentas mais utilizadas durante o seu crescimento no novo livro. “Quero que as pessoas não tenham medo de ousar.”

Explicando um pouco desse processo, o palestrante carioca adiantou, com exclusividade para o site da PEGN, algumas das principais dicas do livro “O Segredo do Sucesso”.
Confira!

1 – A vida só é dura para quem é mole

Quando era criança, seu pai cortava cana-de-açúcar e David Portes vendia laranja. Aos vinte e poucos anos, quando sua mulher estava grávida, foi despejado de casa. “Não foi fácil, mas a gente aprendeu muito nessa época e hoje estou aqui.” Um dos ensinamentos é: “há sempre alguém fazendo aquilo que você faz. Por isso, faça melhor e com mais afinco”.

2 – O único idioma universal é o sorriso

“Sempre tratei meus clientes com muito carinho. Meu pai costumava dizer que uma única gota de veneno pode envenenar um balde inteiro d’água.” Para David, as pessoas preferem fazer negócios com quem leva a vida com mais positividade. “Ao sair de casa, lembre-se: sorria.”

3 – Fidelize o cliente

Quando era camelô, David tinha certeza de que só teria lucro se os clientes voltassem. Para isso acontecer, o empresário sugere manter contato, pedir opiniões, tratar com educação e visitar seus consumidores sempre que puder.

4 – É para a frente, meu filho

Uma das frases mais faladas por Portes em suas palestras é: “quem chega na frente bebe água limpa.” Em seu livro, o autor diz que uma boa maneira disso acontecer é sempre manter a cabeça erguida, olhando nos olhos dos seus interlocutores. “Tem que ter atitude, honestidade, garra e transparência. Sonhar só à noite, de dia a gente acorda e corre atrás dos nossos sonhos.”

5 – Seja respeitado

Desenvolver sua marca pessoal é uma das principais dicas do empresário. David ressalta que para isso acontecer é necessário transparência entre clientes e empresas. “Aprendi com o meu pai: não tire nada de ninguém e você vai se tornar uma referência no que faz”, diz.

6 – Honestidade

“Acredito muito na lei da compensação. Se você prejudicar os outros, vai atrapalhar a si mesmo”, afirma Portes. Ser honesto com seus clientes e parceiros foi e ainda é muito importante para o sucesso de suas empresas, garante o ex-camelô.

7 – Acredite em você

David escolheu essa dica para começar seu livro. No capítulo, questiona: “você acreditaria na possibilidade de um simples camelô fazer sucesso e se tornar milionário? Eu acreditei.” Por isso, ele garante que se você não for a primeira pessoa a acreditar no seu potencial, ninguém mais será.

Fonte: PEGN – http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/07/7-dicas-de-empreendedorismo-do-ex-camelo-que-se-tornou-milionario.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s