Empreender é para quem tem coragem


11836862_752851384823882_6389929989001432453_n

por Rafael Ivanhes

Empreender é para quem tem coragem

A origem da palavra empreendedor vem do francês enterpreneur, que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo. Claro que empreendedorismo também cabe aos que estão na 2ª, 3ª geração de suas empresas familiares, cabe aos que compram uma empresa já existente, ao empreendedor individual, entre outros. Os empreendedores são os que movimentam todo o mercado mundial gerando empregos, inovação, crescimento econômico, além de satisfazer necessidades e assumir riscos.

O que eu considero um bom empreendedorismo são aquelas empresas cujo seus donos tem o brilho no olhar, a vontade de crescer e de melhorar a vida das pessoas de alguma forma, além de sentirem satisfeitas naquilo que fazem.

Posso citar o caso de João Hansen Júnior, dono da TIGRE. Hansen optou por usar o PVC para equipamentos e peças hidráulicas no final da década de 50. Como era de se esperar, muitas pessoas diziam ser impossível, mas seu espírito empreendedor deu a volta por cima e superou as constantes resistências. Ninguém acreditava que “a matéria plástica” poderia substituir o ferro, que na época era a mais utilizada em tubulações. João Hansen viajou para Alemanha, participou de uma feira sobre a utilização de plástico e adquiriu equipamentos para montar sua fábrica. A Tigre hoje é uma grande empresa que está presente em 90% das residências do país.

Dono de empresa também tem que servir o cliente.

Empreender não é só ficar atrás da mesa mandando. O empreendedor tem que ser muito mais completo do que isso. Conheço um restaurante de comida japonesa em minha cidade no qual das 10 vezes que fui lá, pelo menos em 7, o dono desse restaurante parou em minha mesa e em todas outras mesas perguntando sobre o atendimento, se a comida estava gostosa, se estava a altura do que estávamos esperando, se precisávamos de algo e assim por diante.

Um ato rápido que não demora nem 30 segundos por mesa, mas que faz uma total diferença na mente do cliente que se sente acolhido, querido e mais à vontade. E ainda mais: o dono e o restaurante são muito conhecidos na região por esse ato, o que mostra que o mercado está carente dessas atitudes.

Empreender é para quem tem coragem. Seja bem-vindo a esse mundo!

Rafael Ivanhes é escritor, fundador e diretor do Sucesso nas Empresas, Diretor na Steaks e Chopp Itapety.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s