VENDAS fracas são sempre um problema. Como reagir?


Por João Kepler

Como Reagir?  É preciso repensar, reinventar e inovar rapidamente a sua forma de vender.

O processo de VENDAS precisa se REINVENTAR para combater a dispersão, atender a demanda do novo consumidor que tem um comportamento diferente por conta dos canais disponíveis, das facilidades, das informações em tempo real e do mundo virtual.  Mas não é só isso, existem vários pontos onde é possível aumentar as vendas mudando basicamente a percepção, perspectivas e atitude nas vendas aplicando técnicas inovadoras e estratégias de marketing.

Independente do momento de venda baixa ou alta, Empresas, lojistas, imobiliárias, Empreendedores e Vendedores precisam identificar seus pontos fortes e quais são os problemas que seus produtos e serviços resolvem dos seus clientes. Ou seja, entender na perspectiva do consumidor, como ele sente a necessidade da compra, a dor de um problema, como ele enxergaria a sua solução,  onde seu produto é imprescindível e os “porquês” da compra,  [o que] e [como]  os vendedores vendem passa a dar lugar ao [porque] seu cliente compra.  A partir destes pontos repensados, se certificando de que está “ajudando” e “resolvendo problemas”, é possível reinventar o processo de vendas, com estratégias que vão despertar e inspirar a fazer diferente.

Muitas vezes, as empresas pensam em vendas apenas como algo que precisa ser divulgado ou “empurrado”.  As definições clássicas de vendas são sobre “superar objeções”, “fechar o negócio” e “ofertar” mas a verdade é que a venda, nos dias de hoje, não se trata somente de “forçar” as coisas ou convencer para fazer uma compra. O processo de vendas é sobre ajudar o cliente e os negócios. Se você quer vender, você tem que querer ajudar; Neste caso, você estará tentando melhorar a condição do cliente.

Os velhos argumentos de que “nosso produto é mais barato”, “nosso produto é melhor” ou “nosso atendimento é mais ágil” estão com menos importância. Os profissionais de vendas que entendem como conseguir fazer com que os clientes pensem neles como solução para um problema ou como necessidade de compra, qualquer outro argumento não fará sentido, pois o valor ressaltado será muito maior do que quaisquer argumentos, condições ou preços.

Outro ponto importante e que poucas empresas prestam atenção é que é mais barato e fácil vender novamente para um cliente já existente do que para um novo cliente. Ou seja, trabalhe na satisfação dos clientes atuais, faça pós-venda, pesquisa e surpreenda sempre com novidades não solicitadas, isso mostrará que você está antenado e preocupado com a melhoria da solução vendida. Esses clientes serão seus maiores indicadores.

Em uma época em que tudo é muito dinâmico e muda de um dia para outro, é um grande desafio nos manter conectados com as novas tendências de mercado e oferecer o que o novo consumidor realmente deseja, mas isso é fator primordial para continuar vendendo e ter sucesso.

Mude sua perspectiva, se os clientes não estão indo comprar, não culpe o mundo ou a copa, o problema é exclusivamente seu ou da sua equipe de vendas que não está agindo na necessidade de compra dos consumidores.   Go Go Go  Pratique o TBC (Tire a Bunda da Cadeira), saia do salão e do balcão e vá buscar o consumidor onde ele estiver.

Pense nisso e Boas Vendas!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s