6 dicas para relação com seu fornecedor beneficiar sua empresa


6 dicas para relação com seu fornecedor beneficiar sua empresa

Por Rafael Ivanhes

IMG_2306

As bases das empresas de sucesso se dão em boa parte pelos bons relacionamentos: entre setores, colaboradores, com os clientes e com seus fornecedores.  Aplicando essa ideia vou mostrar como você pode conseguir, através de um melhor relacionamento com seus fornecedores, maiores benefícios e credibilidade para sua empresa. Enaltecendo que o seu fornecedor também é uma empresa, visa o lucro e os bons negócios igualmente á você.

Construindo o relacionamento

Não ache que o fornecedor é obrigado a fazer tudo como você quer, por você ser cliente dele. Muitas empresas acham que são superiores, exigem, ameaçam não comprar, outras até jogam sujo para “se dar bem”.  Mas ressalto que o grande relacionamento entre você e o fornecedor, farão grandes diferenças.  Por exemplo: você precisa de um produto urgente que estava em seu estoque até hoje de manhã, e vendeu tudo. O próximo dia de entrega será em 7 dias. Aqui entra o bom relacionamento: seu fornecedor irá traçar uma rota ou até mesmo adiantar/encaixar sua entrega para lhe ajudar a não perder vendas, e ter mais lucros. As chances dele fazer isso seriam bem menores se você fosse aquele cliente que demora para pagar, que só reclama, que no ato do recebimento da mercadoria demorasse muito, entre outros.  O fato é que toda empresa da prioridade para aqueles que pagam em dia, que tem um relacionamento de confiança.

Respeito, prazos e previsões

É fundamental para o relacionamento com o fornecedor que se respeite os prazos de pagamento, condições, acordos, contratos sejam cumpridos, armazenamento e possíveis atrasos devido a problemas logísticos (temperatura, chuvas, estradas com problemas de locomoção, entre outros).  A previsão é importante e dando um exemplo prático disso, vamos supor que você tenha um fornecedor de determinada região de São Paulo, em uma época de muita chuva onde ocorrem diversos alagamentos. Para você se prevenir e não perder vendas por falta de entregas ou dificuldades decorrentes deste problema, compre mais mercadorias que o comum, estoque e isso ficará bom para os dois lados. Nesse caso você ainda tem a chance de negociar um valor mais baixo pela compra de maior quantidade de mercadoria.

 

Ajuda em situações difíceis

Vou citar um exemplo em que empresa e fornecedor podem se ajudar em determinados momentos.  Seu fornecedor é uma empresa ainda pequena e você tem uma empresa melhor estruturada financeiramente, e faz um pedido de 100 produtos X para esse seu fornecedor. Supondo que seu fornecedor, hoje, esteja numa situação financeira difícil, ao invés de pagar em 30/60/90 dias, você tem dinheiro em caixa e pode pagar à vista.  E nada garante que um dia você não possa estar no lugar do seu fornecedor precisando do produto dele para continuar sobrevivendo no mercado.  Essa é uma situação comum e que muitos empresários tratam seus fornecedores como “substituíveis a qualquer momento”, e não dão o devido valor a relação e a parceria.

 

Elimine os maus fornecedores

Você deve eliminar os fornecedores que demoram para entregar o que foi pedido, que te deixam na mão sem mercadorias com freqüência ou em épocas sazonais. Vale também para empresas que prestam serviços de má qualidade.

Cuidado com armadilhas dos preços baixos

Empresas menores geralmente buscam mercadorias com diferentes fornecedores e acabam não fidelizando o relacionamento com nenhum deles. Um relacionamento entre fornecedor e empresa é muito mais do que preço. Nesses casos, as empresas que estão comprando não conseguem melhores condições de pagamento ou vantagens por falta dessa confiança que se só é construída ao longo do tempo.

 

Seus fornecedores podem ser seus clientes também

Na minha empresa, por exemplo, tenho diversos fornecedores dos mais variados produtos e matérias-primas e também são meus clientes. É um tipo de relação que acrescenta muito para ambas as partes, afinal ajuda o outro a se fortalecer, seja comprando ou indicando outras pessoas.

Uma resposta para “6 dicas para relação com seu fornecedor beneficiar sua empresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s