13 Motivos para ser dispensado de seu emprego


13 Motivos para ser dispensado de seu emprego

Por Rafael Ivanhes

É comum vermos  pessoas dizendo que a empresa onde trabalhavam foi injusta com elas. As reclamações mais comuns são a respeito das cobranças e arrogância do chefe, a culpa que sempre cai sobre o subordinado, falta de reconhecimento por parte da empresa, entre outras.

Veja algumas razões que podem lhe causar dispensa de seu emprego:

Tempo: chegar atrasado no começo do dia ou voltar tarde do horário de almoço. Também cabe aqui o fato de se negar á ficar alguns minutos a mais para concluir um serviço que lhe pediram com urgência. Obviamente a empresa também deve respeitá-lo caso você tenha algum compromisso maior. Seja pontual.

Falta de Agilidade: Hoje em dia quem não tem agilidade, está fora do cronograma ou tem baixa produtividade também está fadado ao fracasso.  A agilidade é fundamental para atender a demanda do mercado antes de seus concorrentes pensarem em agir.

Excesso de Superioridade: Ninguém mais tolera a arrogância. Isso pode acontecer muito com pessoas que são promovidas na empresa e quando sobem de cargo sentem-se superiores e acham que podem destratar seus colegas de trabalho. Seja sempre humilde em qualquer situação, nunca sabemos o que pode acontecer no futuro.

Não fale mal de sua empresa: O mercado precisa de profissionais que se sintam felizes e realizados em seu emprego. Se você não está feliz ou vai contra os princípios de sua empresa, procure outro emprego, mas jamais fale mal dela. A empresa que você trabalha pode não ser a melhor para você, porém, você não precisa ser pior do que ela.

Faz de conta: Muitos fingem estar ocupados e abarrotados de serviço. Até ligações simulam atender. Andam para lá e para cá com papéis e pastas debaixo do braço sem motivo algum. Se você acha que engana a empresa e seus colegas de trabalho, você é quem está enganado.

Se atualizar e conectar: se você não estuda, não se atualiza, em breve estará fora do mercado. Precisamos estar em constante atualização, pois o mercado nunca para, cada dia, cada minuto que passa, tudo vai se diferenciando. Fique apenas 2 minutos parado numa avenida perto de onde você esteja, sem fazer nada e veja como tudo anda, quantos carros e pessoas passam, quantas vendas acontecem em todas as lojas e lanchonetes ao redor. O tempo passa e você não consegue acompanhar mais. É isso que acontece quando nós não nos atualizamos e ficamos conectados.

Falta de participação: Não participar de eventos, cursos, palestras que a empresa oferece e até mesmo as que acontecem em sua cidade faz com que você perca a oportunidade de se diferenciar e crescer. Muitos dizem não precisar disso ou que é perda de tempo e logo estarão desatualizados. Não entre nessa, participe e destaque-se.

Falta de atitude: Muitos ficam esperando receber ordens para fazer determinados serviços, mesmo sabendo que precisam ser realizados. Não espere receber ordens, tenha a iniciativa de fazer o que deve ser feito.

Falta de comprometimento: Não comece algo e deixe pela metade. Termine. Entregar os trabalhos dentro dos prazos, estar sempre presente, avisar que precisará faltar tal dia, atender os clientes no prazo que precisam, entregar resultados, não deixar o que tem que ser feito em cima da hora, entre outros.

Pessoas que se acham insubstituíveis: Não acredite que sua empresa não possa viver sem você. Hoje temos diversos profissionais excepcionalmente competentes que podem lhe substituir com facilidade.

Comodismo: não se sinta acomodado a um ambiente ou rotina. Mesmo que você trabalhe há mais de 10 anos na mesma empresa, você está sob risco de ser dispensado. Sempre faça o seu trabalho bem feito e impecável.

Trabalho em equipe: As empresas buscam cada vez mais profissionais que saibam trabalhar em equipe. Por quê? Essas empresas têm consciência que não se chega a lugar nenhum sozinho. A comunicação, a paciência, o saber dividir para cada um colaborar naquilo que melhor sabe fazer, vencer novos desafios, saber lidar e conviver com as diferenças de seus colegas, entre outros. O individualista dificilmente consegue uma boa carreira.

Lealdade: O seu sucesso e o de sua empresa devem estar baseados na lealdade. Seja verdadeiro com você mesmo e com sua empresa em todas as situações. Isso lhe ajudará a crescer e ter credibilidade dentro da mesma e em seu currículo. Não prejudique sua empresa de forma alguma. Se você não está satisfeito onde está, procure outro local para trabalhar, mas não seja desleal.

Um fraterno abraço

Rafael Ivanhes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s