Empreendedorismo: 7 dicas para sua empresa dar certo


Por Rafael Ivanhes

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” Peter Drucker

Ter o negócio próprio é o sonho e a vontade de um grande número de pessoas e para que se conquiste o sucesso almejado requer muito esforço, planejamento e garra. Uma das cenas que mais se repetem no mercado é aquela pessoa que é demitida ou se desliga da empresa e num piscar de olhos pensam encontrar a solução de suas vidas: abrir seu próprio negócio. Empreender é maravilhoso, mas pode ser um desastre na sua vida se não fizer da forma certa.

Certa vez, durante a inauguração de seu restaurante, um empresário me disse que voltaria a ter cabelos, afinal estava trabalhando no seu próprio negócio. Pensei no mesmo momento: vai ser difícil esse restaurante dar certo com esse pensamento de achar que negócio próprio é muito fácil de lidar, tem mais tempo livre, entre outros. Depois de pouco mais de um ano ele fechou o restaurante e voltou a trabalhar no ramo em que atuava anteriormente. Empreender nos faz trabalhar ainda mais do que em cargos nas empresas.  O objetivo não é te desmotivar e sim mostrar a grande realidade do mercado para que você chegue onde quer chegar com os “pés no chão”.

Amor pelo que faz – inúmeras pesquisas já comprovaram que tudo que amamos e temos prazer em fazer, nós fazemos melhor. Se está planejando abrir seu negócio ou melhorar o que já tem, faça primeiramente com amor, como se fosse um filho. Cuide, alimente e proteja.

Não faça somente pelo dinheiro – conheço diversos empresários que não são ricos, mas fazem seus produtos e serviços impecavelmente e são plenamente satisfeitos com suas vidas empreendedoras. Nem sempre a grandeza nos ganhos é o que atrai e faz bons empreendedores, mas isso varia de acordo com seus objetivos.

Disposição e horários – você está disposto a trabalhar 10, 12, 14 horas por dia e finais de semana, feriados, se preciso? Diversos dos maiores empresários de sucesso sempre vão além e se dedicam arduamente para que seu negócio tenha absoluto sucesso. Desconheço áreas de atuação que não precisem de muita dedicação para dar certo.

Planejamento estratégico bem elaborado – planejar é a tarefa mais importante para o empreendedor manter sua empresa viva. Definir o que quando, porque, para quem, planejar todos os custos é fundamental. Faça um planejamento realista e, se necessário, contrate um consultor ou quem realmente entenda do assunto.

Mundo virtual – estar presente nas redes sociais, ter um site com boa navegabilidade e informações precisas sobre sua empresa e produtos/serviços te colocará a frente de muitas outras empresas. Nesse quesito também entra a agilidade de resposta para seus clientes.

Sistema, controles e financeiro – o sistema para controle eficaz de mercadorias, banco de dados, entradas e saídas, controle de caixa, capital de giro, entre outros, vão lhe ajudar a ter uma posição em tempo real de como sua empresa está andando. Isso é fundamental para saber o que deve ser feito de um ponto em diante.

 

Equipe – As pessoas recrutadas para trabalhar para você em sua empresa devem ser as melhores, atender os objetivos e estarem alinhadas com o que sua empresa busca. Treinamentos constantes são de grande valia para manter sua equipe sempre preparada.

Outras dicas que poderia lhe dar que vão trazer resultados são:

  • Cuidado nas escolhas dos sócios, tipos de tributações;
  • Tenha um escritório de contabilidade competente;
  • Localização da empresa e o prédio são fundamentais;
  • Estude e mantenha-se informado sobre seu mercado de atuação;
  • Cuidado com as emoções. Tenha equilíbrio nas decisões;
  • Fique atento às mudanças e oportunidades;
  • Não tenha medo de fracassar;
  • Não se precipite, tenha paciência e, mais uma vez: ame o que o você faz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s