5 dicas para sua empresa vender mais e atender melhor


Por RAFAEL IVANHES

rafael ivanhes adm

No mercado existem vendedores cheios de desculpas para não vender e para o baixo resultado apresentado no final do mês. Alguns dizem que o cliente em determinada época está viajando, porque está próximo de uma data festiva e o cliente não tem dinheiro, ou porque está frio ou calor, ou porque estava com dor de cabeça naquele dia e não pode visitar o cliente, entre outros.  Poucos assumem que não têm o verdadeiro comprometimento com a empresa, não têm aquela motivação de correr atrás de mais vendas ou visitar clientes. Enfim, as desculpas para não vender são muitas, mas para você que busca mais resultados para sua empresa, sugiro algumas técnicas.

Cliente antigo

Cuidado! Tem empresas e vendedores que tratam o cliente antigo como “cliente da casa”, e deixam de lado ou para depois quando ele está em seu comércio ou ao telefone, quando deveriam continuar atendendo e acompanhando os seus gostos. Já vi em filmes, por exemplo, cliente chegando numa cafeteria e o garçom já saber o que ele consome e trazer.  Será que não deveria saber se aquele dia cliente gostaria de beber algo diferente? Assim são nossos clientes também. De repente oferecer algo novo ou pelo menos perguntar se é aquilo mesmo que ele quer vai fazer diferença.

Apresente novidades

Pessoas adoram novidades! Mesmo que seu cliente goste ou prefira determinado produto, se você lançar algo novo mande uma pequena amostra, pergunte o que ele achou. Alguns podem até começar a adquirir o produto ou continuar utilizando os antigos, mas não deixariam de ser seus clientes. Além disso, vão se sentir exclusivos e lembrados, ainda mais se você os chamar pelo nome.

Cuide do tempo do cliente

Isso é um fator importantíssimo porque todos nós não gostamos nenhum pouco de ficar no telefone um tempão para cancelar um cartão de crédito ou a assinatura da sua internet que está lenta e sem sinal.  O seu cliente também não gosta disso! Você tem facilitado a vida do seu cliente, sem tomar seu tempo? É diferente quando o cliente sente-se a vontade em sua empresa ou loja, e gostar de ficar mais tempo por lá. Seja ágil, rápido nas soluções, entregas, ao retornar um e-mail ou ligação, porque quanto mais você demorar e tomar tempo do seu cliente, a concorrência poderá ser mais rápida.

 

Diferentes personalidades dos clientes

Temos clientes com todos os perfis, personalidades e estados de humor, mas nossa postura deve ser a mesma nos princípios e flexibilidade. Terão clientes extremamente educados assim como terão outros que falem palavrões durante uma conversa. Existem clientes que estarão alcoolizados, com problemas em casa, passando por momentos difíceis, cansados e esses mesmos clientes em outras ocasiões poderão estar alegres, felizes, mais simpáticos. Outros têm perfis mais analíticos, emocionais, tímidos, são curiosos, briguentos, tem os que só querem descontos e demoram para pagar e também temos os que pagam no ato e viram até amigos nossos. Lidar com pessoas não é nada fácil e exige preparo. No ato da visita ou quando esse mesmo cliente chega na sua empresa você deve sentir como ele está e ter o famoso jogo de cintura para lidar com ele.

Treinamentos, palestras e consultorias

Muitos reclamam que é caro treinar. Mas já parou para pensar: quando custa não treinar?

Se você deseja aperfeiçoar seu atendimento e de sua equipe você tem que ler revistas, assistir palestras, ler diversos livros sobre o assunto, participar e promover treinamentos, estudar cases, para que realmente faça a diferença e lhe traga mais frutos.

Grande abraço e bons negócios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s