Influência nas vendas: detalhes que fazem diferença nos resultados


Influência nas vendas: detalhes que fazem diferença nos resultados

Por Rafael Ivanhes

Falar em vender mais, mais lucros, mais clientes satisfeitos, nos deixa extasiados e com as idéias borbulhando pensando em opções, modos e tentando acender uma luz para que isso aconteça. Mas, existe uma única fórmula para que eu possa vender mais? A resposta é NÃO! Existem diversas possibilidades e eu acredito que as vendas acontecem e crescem por um conjunto de detalhes e posição de mercado atual e que, ainda hoje, tem milhares de empresas falhando e abrindo facilmente a porta para seus concorrentes fazerem a “festa.”

Nas 8 dicas que podem influenciar nas vendas estão inclusos:

1      – Sua imagem pessoal – deve transmitir confiança, vestir-se adequadamente, falar bem e estar atento ao que o cliente diz. Fique atento também ao uso de gírias quando conversa, a falta de atenção com o cliente e sua postura na negociação. Sorria sempre e seja proativo.

2      – Seu site e navegabilidade – clientes procuram respostas rápidas, facilidade para encontrar dados e o que sua empresa oferece. As pessoas quase não usam mais aquelas listas telefônicas enormes para procurar seu contato. Invista na internet e atente para seu contato ficar em destaque no website.

3      – Sua página nas redes sociais – diversas são as pessoas que procuram os contatos ou sobre sua empresa via rede social. Você estar presente nas redes passa uma imagem que sua empresa se atualizou e pode lhe render mais contatos e visibilidade.

4      – Seu modo de atender ao telefone – muitos clientes ainda sentem-se mais confortáveis em entrar em contato com a empresa via telefone ao invés de e-mails. Nesse caso, tenha uma boa oratória, flexibilidade e paciência no atendimento.

5      – A postura dos colaboradores e do líder – líderes cobrando ou chamando atenção de colaboradores em frente aos clientes não pega nada bem. E não pega nada bem os colaboradores ficarem brincando uns com os outros ou até mesmo claramente mostrar que não se dão bem entre eles, durante um atendimento. Essas atitudes deixam o cliente desconfortável dentro de sua empresa e influenciarão negativamente em seus resultados.

6      – Ponto comercial – facilidade para o cliente estacionar, conforto interno na empresa ou na loja, a água e o café, a cadeira confortável, a sala de espera, e outros, devem estar em harmonia. Além disso, a fachada bem arrumada com um layout diferenciado chama muito mais a atenção.

7      – Marketing e publicidade – não são poucos os empresários que não vêem a necessidade de investir na publicidade de sua marca e empresa, ou fazem onde é mais barato e fim. Cuidado: o barato pode sair muito caro e a mensagem que sua empresa quer passar para o cliente não ter êxito. Por isso, procure uma agência profissional e invista nisso da forma correta. Reflita: a Coca-Cola que é conhecida mundialmente tem que fazer um belo trabalho de publicidade e marketing mesmo já sendo conhecida, imagine nossas empresas!

8      – Agilidade – clientes gostam de ganhar tempo em tudo quando estão comprando. Por exemplo: os supermercados venderiam muito mais se não tivessem filas nos caixas. Os clientes passariam comprando mais ao invés de se estressar na espera para realizar a compra. Outras idéias incluem o ambiente favorável com ar condicionado ligado em dias extremamente quentes, por exemplo, e carrinhos com as rodinhas andando sem te puxar para o lado. Quem nunca se estressou com algo assim?

Uma experiência que realizamos na minha empresa que vende gelo, chopp, espetos e artigos para churrasco, mostrou que tivemos menos de 2% de reclamação por demora no atendimento em épocas de calor, onde o movimento é bem maior e consequentemente é maior  a demora para realizar a compra, apenas com mesas e cadeiras e um chopp gelado para o cliente degustar. Tinha cliente que dizia: “quanto mais demorar, melhor.” Esse é o x da questão que contribui positivamente nos resultados.

Sugiro que você faça um checklist identificando de tudo que você precisa melhorar na sua empresa. Os resultados podem não ser imediatos, mas a médio e longo prazo será visível a diferença.

Nunca se esqueça desse detalhe: O cliente repara em tudo!

Um grande abraço e boas vendas!

Rafael Ivanhes

Uma resposta para “Influência nas vendas: detalhes que fazem diferença nos resultados

  1. Dicas excelentes! Gostaria apenas de deixar uma singela contribuição, além das dicas que já foram dadas: Conheça seu cliente! Necessidades, expectativas, valores, anseios e desenvolva seu produto, equipe, estrutura e tudo mais com base nisto. Simples, claro que não, mas, possível com certeza!

    Abraço
    Ronaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s