O Cliente Sumiu? Você pode ser o culpado


Toda empresa tem aquele cliente que sumiu sem reclamar de nada, não fez mais pedidos, não comprou mais, enfim, desapareceu. Esse sumiço, com certeza, tem um porquê e se você não quer perder mais nenhum cliente é de grande valia saber o motivo e não errar mais.

Com a tecnologia avançada e toda facilidade que nela encontramos, o cliente, hoje, tem diversas formas de comprar e pesquisar sobre o que ele quer comprar, portanto, não adianta tentar vender algo ruim para um cliente ou algo que ele não precise e vá se arrepender depois de ter comprado.

As formas mais comuns que justificam o sumiço do cliente são:

  • Preço;
  • Má qualidade do produto;
  • Demorar para passar orçamentos ou responder dúvidas;
  • Atitudes negativas dos atendentes e vendedores ou má qualidade de serviço;
  • Prometer e não cumprir;
  • Falta de atenção aos detalhes;
  • Outras causas (mudanças geográficas, morte, etc.);
  • Concorrente fazendo melhor que você.

Outra falha comum em diversas empresas deve-se ao fato de elas estarem sempre procurando um novo cliente, deixando os atuais de lado, sem a devida atenção e atendimento, fazendo com que os mesmos procurem seus concorrentes. Portanto, valorize muito os clientes que você tem e faça deles os seus maiores divulgadores. Você sempre tem algo a mais para vender para esses atuais clientes e ele ainda pode virar sua máquina de indicações pelo marketing boca-a-boca que é um dos mais eficientes, fáceis e baratos para vender mais!

Cliente gosta de atenção, de segurança ao comprar com sua empresa. Cuide dele como um amigo! Quando ele não fica satisfeito com sua empresa, além de sumir, fará uma grande corrente negativa sobre sua empresa.  Com as redes sociais em alta se foi o tempo em que dizíamos que cliente insatisfeito falava mal de você para 10 pessoas.  Hoje esse número vai muito além.

Mais um fator para lhe tirar do comodismo é:  você pode ter o melhor produto, melhor preço, as melhores marcas, variedade, mas se não cuidar e tratar bem do seu cliente nenhum dos fatores anteriores vão segurá-lo em sua empresa.

E lhe garanto que não tem coisa pior do que ver aquele seu bom e velho cliente, que um dia você falhou no atendimento, entrando na loja do seu concorrente.

É possível trazer ele de volta?  Dependendo da situação, SIM. Você terá que fazer de tudo, ter a humildade de assumir e reconhecer seus erros, e partir daí, se conseguir uma segunda chance, não desperdice.

Um grande abraço e reconquiste seu cliente agora!

Rafael Ivanhes

Fundador e Diretor de Conteúdo do Sucesso nas Empresas

Diretor na Steaks e Chopp Itapety

e-mail: rafael.ivanhes@gmail.com  e rafael@steaks.com.br

Sites: rafaelivanhes.com – www.sucessonasempresas.com  www.steaks.com.br

Uma resposta para “O Cliente Sumiu? Você pode ser o culpado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s