Carreira rápida: no que você está disposto a investir?


Carreira rápida: no que você está disposto a investir?

Uma carreira de sucesso não se faz da noite para o dia e depende muito de onde cada ser humano coloca o seu olhar. Durante toda a vida muito se recebe e se ganha da humanidade, basta que cada pessoa preste atenção aos códigos que recebe dos anônimos que estão o tempo todo ao lado e que nos dão as oportunidades de aprendizado sem, muitas vezes, tomarmos consciência delas.

A pergunta que sempre se faz é: como estaremos daqui a 10 anos? O que faremos e com quem iremos ao futuro? Não há segredo para progredir na vida e profissionalmente. Deve-se ter em mente que só com muito trabalho e estudo se vai ao longe, além de prestar atenção nos seres humanos espetaculares que estão ao nosso lado o tempo todo. A decisão do profissional que cada um vai ser no futuro começa já, aqui e agora.

O ponto é que não se pode falar que o futuro é resultado do presente. O presente é o resultado do futuro e o trabalho diário tem de ser feito com amor, intensidade e qualidade. O problema da indecisão que todos enfrentam um dia, do que vai ser ou não, começa a ser resolvido dependendo do valor que cada um dá ao que tem em mãos no presente momento.

Só você pode comandar a edição do jornal da sua vida. A partir dos 15 anos e até os 21 anos, você é o único responsável pelo que edita em seu cérebro. Então, a melhor forma de ir em frente, com progresso, é parar de botar a culpa nos outros, nos seus pais, no lugar onde nasceu, do acidente que sofreu e pensar positivo.

Um dos códigos e grande segredo do sucesso é manter viva a criança que tem em você. Outro código e segredo do profissional moderno é a vontade de aprender a aprender sempre. A transversalidade dos conhecimentos também é necessária, ou seja, é importante que o profissional de humanas aprenda exatas e vice-versa.

No entanto, como escolher a profissão ideal? Comece cedo a prestar atenção ao que gosta de fazer e gasta o seu tempo. Não deixe para decidir isso só com o diploma em mãos. Não siga modismos. No Brasil, sabe-se que hoje faltam engenheiros elétricos, médicos laparoscopistas, empreendedoristas e até passeadores de cachorro. Mas se você não gosta  de lidar com pessoas doentes, nunca será um bom médico; se não gosta de bichos, nunca será um bom passeador de cachorros.; se detesta tomar choques, nunca será um bom engenheiro elétrico.

As profissões do futuro e que estarão com tudo em 2030, segundo um estudo feito na Inglaterra, precisam começar a ser observadas hoje. Algumas delas são: profissionais da indústria que confeccionam partes do corpo humano; agricultores de produtos geneticamente modificados e que cultivam verticalmente, os agrônomos do concreto; especialistas e consultores da terceira idade; cirurgiões especialistas em ampliação da memória; eticistas; pilotos, arquitetos e guias turísticos espaciais; advogados virtuais; professores avatares; designers de veículos alternativos;  personal mídias; técnicos em criogenia; polícia e segurança virtual; especialistas em defesa não militar; designers de moedas para corporações e até vendedores autorizados de narcóticos.

E se uma delas for a sua escolha, tenha em mente que ao longo da vida você terá de enfrentar quatro níveis de superação:

1- A vida física, quando ela nos obriga a superar nossos traumas físicos e psicológicos.

2- O aprender a pensar certo, para ter ações, hábitos, caráter e valores certos na tomada de decisão.

3- Nunca achar que já chegou lá e estacionar na tal “zona de conforto”.

4- Ir ao encontro de sua alma, de sua verdade legítima e interior e fazer com que ela saia da terra melhor do que entrou.

Saiba ainda que para ser um profissional eficaz e eficiente deve-se ter em mente que há cinco níveis a ser atingidos na performance e liderança da sua vida. São eles:

1- Você tem o dever de ser altamente capacitado. Saber o que é, sua aptidão e descobrir o dom é o mair patrimônio humano. Para ser bom no que se faz, é preciso se superar muito.

2- Você deve ter em mente que sozinho não se faz nada e que tem de trabalhar em equipe. Compreender ainda que precisa ser um membro colaborador desse time. As pessoas que fazem parte da sua equipe vão cobrir os seus pontos fracos.

3- Deve-se ser um gerente competente, aquele que extrai o máximo com o recurso que tem à disposição, tirando o máximo das pessoas e realizando com um olhar criador coisas espetaculares.

4- Deve-se transformar-se em um líder eficaz, que promete, se compromete e entrega o resultado. E o moderno líder eficaz é o líder sustentável, que não destrói para criar e sabe que para liderar um grupo precisa alterar o espírito de seres humanos, fazendo-os enfrentar a entropia, aquele poder universal da destruição.

5- Por fim, tornar-se o líder sustentável. Depois da obra pronta, saber afastar e criar sucessores, tomando o cuidado de não destruir o que criou. Deixar a obra progredir e ter tempo para trabalhar em novas obras, enfrentar novos desafios.

Portanto, para se ter uma carreira duradoura e com total sucesso como dizia Machado de Assis, “a maior virtude de um ser humano é extrair o maior bem do maior mal”. E pensar positivo: ao final tudo vai dar certo.

José Luiz Tejon Megido

Publicitário, jornalista e escritor de 28 livros em autoria e coautoria

Autor do blog Cabeça de Líder, da Revista Exame

Professor de MBA da ESPM e da FGV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s