3 chaves para conquistar clientes no começo do ano


por Marcelo Ortega

É hora de prospectar! Abrir novos mercados sem perder o espaço já conquistado.

Manter sua carteira de clientes ativa e/ou prospectar novos negócios é sempre o desafio maior no começo do ano. Muitos dos vendedores que conheço, sofrem com renovações de contratos, com aumento do volume de vendas na base de clientes atual e ainda temem o desafio de ampliar seu volume de clientes, pelas barreiras naturais da abordagem inicial.

Por isso, se você se encontra neste momento, e precisa conquistar ou reconquistar clientes, vão aqui 4 importantes meios para fazer isso:

1 – Crie campanhas misteriosas e provocativas.

Estas devem falar sobre o ano novo e as possibilidades que sua empresa ou você terá para oferecer para seus clientes especiais e para novos clientes também. Crie um senso de interesse no mercado em conhecer suas inovações, seus novos produtos ou serviços. Faça com que os clientes ativos ou em potencial queriam receber você em uma visita ou queiram ir até sua loja. Para tanto, invista em marketing digital ou convencional, enviando até mesmo malas diretas com uma proposta visual misteriosa. Para quem acha que malas diretas não funcionam, tentem disparar e-mail marketing como todo mundo faz e verá que este caminho está em desuso. Malas diretas bem-feitas podem demonstrar o valor que você dá ao seu prospectivo cliente e o leva a sentir um interesse maior em sua proposta. O mistério também pode ser criado com uso de marketing digital, usando canais direcionados e responsivos. Mailings certificados e redes sociais que você tenha relacionamento regular, podem se interessar por uma boa companha, fragmentada de informações misteriosas sobre o que de novo você tem a oferecer este ano. Procure especialistas de marketing para desenhar campanhas físicas ou digitais, aquilo que mais se encaixar no seu modelo de negócio.

 2 – Estabeleça vínculos

Faça mais que o convencional. Se quer se diferenciar do concorrente e atrair clientes e novos clientes a comprar ou renovar contratos com sua empresa, então ofereça vantagens ligadas a valor agregado. Isso se faz com pequenos serviços, como um suporte adicional, uma investigação ou pesquisa, uma análise de resultados seguida de proposições que possam ajudar o cliente ou a pessoa. Crie diferenciais a partir de seu esforço extra para com seus clientes e claro, valorize sempre aqueles que forem ativos e fieis antes de dar quaisquer vantagens para o mercado em geral. O vínculo que você irá criar pode fidelizar o cliente de verdade, e certamente, isso só se dá com a inclusão de serviços da empresa ou o seu esforço. Vá até seus clientes, passe um dia ouvindo pontos que podem ser melhorados, sem o interesse de venda ou revenda. Pegue informações de mercado fazendo pesquisas que ajudem seu cliente, até mesmo em outras áreas que não seja de sua especialidade. Leve fatos de jornais, revistas, portais internet. Inclua algum suporte ou treinamento na’ renovação de um contrato. De brindes especiais para clientes mais fiéis ou ainda, reúna-os em um evento de apresentação de novidades.

3- Maximize sua credibilidade

Credibilidade é o que se busca numa era em que todos temos concorrência compatível e supostamente competente como a gente. No entanto, não vale a pena atacar o concorrente pura e simplesmente, sem olhar o que de diferente você tem para contar ao mercado. Seu tempo de estrada, sua tradição, sua experiência e casos de sucesso, seus certificados e sua história precisam ser lidas e ouvidas por aí. Crie multiplicadores de sua credibilidade, apostando na’ parte institucional de seu negócio. Aumente sua visibilidade na internet com estas informações, especialmente testemunhais de clientes satisfeitos. Invista em assessoria de imprensa para propagar seus resultados positivos nos últimos anos e valorize cada feedback positivo, dando algo especial para clientes especiais que lhe tragam novos clientes, por sua simples indicação. A verdade sobre credibilidade é que não é o que dizemos que somos, mas o que as pessoas dizem.

Por fim, um conselho de ouro depois destas 3 chaves de marketing e vendas com inteligência.

Divida seus objetivos em parte. Faça hoje mesmo o que dá para fazer e seja o líder de sua vida. As mudanças nos seus resultados dependem de uma profunda reforma no seu jeito de atuar. A ação é mais importante que a inspiração. Melhor feito, do que perfeito!

Pense nisso e muito sucesso!

Marcelo Ortega

Consultor e treinador empresarial há 16 anos. Autor de best-seller como Sucesso em Vendas e Inteligência em Vendas, ambos pela ed. Saraiva. Um dos 3 mais requisitados palestrantes de vendas do Brasil. http://www.marceloortega.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s