Porque o otimismo é importante


Por Daniel Goleman

É possível ser positivo demais na maneira de encarar a vida?
O otimismo é uma perspectiva inata?
Como o comportamento de um líder pessimista ou otimista afeta a sua equipe?
As pessoas enxergam o otimismo da mesma forma ao redor do mundo?

Essas são algumas das perguntas que analisei enquanto escrevia minha parte da cartilha Positive Outlook: A Primer, que faz parte da minha nova série sobre as doze competências do meu modelo de Inteligência Emocional.

Pesquisadores têm tentado entender como o otimismo ajuda ou atrapalha líderes em todos os níveis de uma organização. Os resultados me ajudaram a entender as nuances dessa habilidade importante. Sim, eu disse ”habilidade”. As pessoas não nascem otimistas – você pode desenvolver uma perspectiva otimista assim como aperfeiçoar uma habilidade como nadar.

O que é a Perspectiva Positiva?

Ter uma Perspectiva Positiva (Positive Outlook, no inglês) significa que você consegue enxergar oportunidades quando está diante de algo que, à primeira vista, parece um fracasso. Você espera que mudanças no futuro venham para o melhor. Essa visão combina vertentes diferentes de pesquisas sobre otimismo. Uma dessas correntes, que é o foco de Martin Seligman e seus colegas na Universidade de Pensilvânia, analisa como a pessoas lidam com situações boas e ruins. Algumas pessoas culpam a si mesmas por todas as coisas ruins que acontecem e acreditam que os obstáculos continuarão a existir e afetarão todas as suas ações. Outras pessoas acreditam que contratempos são ocasionais, causados por uma variedade de forças externas e não são decorrentes de seus fracassos pessoais. Essas pessoas acreditam também que as coisas vão melhorar e que elas possuem a capacidade de transformar as situações.

Porque a Perspectiva Positiva é importante para liderança

Não é surpreendente que a pesquisa conduzida por Barbara Fredrickson na Universidade da Carolina do Norte mostre que a Perspectiva Positiva leva a emoções positivas. Isso é importante, no mundo dos negócios, devido ao seu impacto: emoções positivas melhoram a performance, e o atendimento ao consumidor e aumentam a lealdade e a motivação.

Considere, então, que as emoções dos líderes moldam os sentimentos das pessoas ao seu redor. Essa ”emoção contagiosa” tem sido estudada extensivamente por Sigal Barsade na Wharton School of Management. Em um artigo recente do Harvard Business Review, Dr. Barsade e um colega explicam como as emoções dos líderes podem criar um cultura emocional positiva e melhorar a performance.

Otimista demais?

Mas não dê uma de Pollyana: diversas pesquisas mostram o perigo de ser otimista demais. A realidade é importante. Pessoas que têm ansiedade crônica, por exemplo, acham útil usar o ”pessimismo de defesa” para analisar e se preparar para diversas situações e não apenas para bons resultados. E, em algumas situações, um pouco de pessimismo nos ajuda a não entrar em situações que estão completamente fora de nossa alçada. Eu posso ser realmente otimista e acreditar que consigo escalar o Monte Everest, mas eu reconheço que o otimismo não vai me ajudar a subir a montanha já que eu não tenho nenhuma experiência em escaladas.

No mundo dos negócios, indica a pesquisa de Harvard, os empresários mais bem-sucedidos têm um senso realista de otimismo que é baseado nos pontos fortes que eles sabem que possuem.

Empreendedores que falham com frequência são vítimas de seu próprio otimismo excessivo. Por outro lado, há aqueles que nunca se arriscam porque seu pessimismo os leva a subestimar suas próprias capacidades.

Temos outro caso de “otimismo demais” quando falamos de diferenças culturais. O que surge como uma perspectiva positiva e otimista na cultura americana, por exemplo, pode ser vista como arrogância na Europa. Da mesma forma, em muitos países asiáticos, o otimismo animado é encarado como autopromoção ou ousadia.

Como desenvolver uma Perspectiva Positiva

Uma das melhores maneiras de desenvolver uma perspectiva positiva é usar técnicas de meditação de atenção plena, o mindfulness. Com a atenção plena, você monitora tudo o que acontece na mente. A premissa básica da meditação da atenção plena é notar quando sua mente se distanciou de seu foco e trazê-la de volta para a tarefa ou atividade em que você estava concentrado. Repetir essa ação de “perceber e focar novamente” desenvolve conexões em seu cérebro que facilitam que seus pensamentos façam essas conexões no futuro. Você essencialmente reprograma os circuitos neurais, e constrói de novos hábitos.

Da mesma forma, para desenvolver uma Perspectiva Positiva, primeiro você deve notar que você está focado no negativo. Para isso, é preciso a Autoconsciência Emocional, uma competência fundamental de Inteligência Emocional, e então ativamente escolher mudar seu foco para um sentimento positivo. Por exemplo, como você reage quando vê que as vendas de sua equipe caíram no último trimestre? Você se sente desesperado diante daqueles números mais baixos e fica convencido de que eles sinalizam uma tendência descendente? Se assim for, crie uma lista das maneiras que sua equipe está trabalhando para aumentar as vendas, para lembrar-se do lado positivo. Então, quando você sentir essa emoção angustiante de “as vendas vão continuar caindo” sentimento, se recomponha, e redirecionar seu foco para algo positivo da lista. Isso pode parecer um pequeno passo, mas esse é o poder da atenção plena e é assim que se desenvolve a competência da IE de ”momento a momento”. Repetir essas etapas – observar, redirecionar – muitas vezes constrói os caminhos de sentimentos positivos em seu cérebro.

Daniel Goleman

Escritor, psicólogo e jornalista científico, é um dos maiores pensadores da área de negócios no mundo. É autor de 15 livros sobre psicologia, educação, ciência e liderança. Sua principal obra é “Inteligência Emocional”, publicado pela primeira vez na década de 90.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/porque-o-otimismo-e-importante/104667/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s