Como Vender Mesmo na Crise?


por Roberto Shinyashiki

Crise!  Uma palavra que pode até assustar algumas pessoas e te deixar apreensivo. Entendo sua preocupação e preciso ressaltar que na vida sempre vamos ter momentos bons e ruins, tanto no lado profissional como na vida pessoal. Mas é importante não deixar se abalar por esse momento que o país atravessa e estar preparado para continuar realizando um bom trabalho.

É desafiador conseguir fazer vendas mesmo em tempos de crise, mas não é nada impossível. Com um pouco de dedicação e muita criatividade certamente os resultados vão começar a aparecer.

Claro que a abordagem com o cliente e o planejamento da empresa precisam ser diferentes e adaptados para essa nova realidade. Nesses momentos as pessoas costumam pesquisar mais antes de realizarem uma compra e vender se torna desafiador. Mas com alguns ajustes sua empresa pode até aumentar o faturamento durante esses períodos.

E é isso que vou te ajudar a fazer com esse texto. Quero dar algumas dicas para que você saiba como agir para nem perceber que a crise está acontecendo.

Como Vender Mesmo na Crise?

Enfrente a situação de frente

Nesses momentos, é preciso se diferenciar dos concorrentes para conseguir atrair os clientes para sua empresa. Eu sempre falo que devemos mostrar nosso potencial e nossas virtudes para os clientes se identificarem. E nesse caso é ainda mais necessário. Mas como conseguir isso?
Como as opções para o cliente podem ser variadas, dependendo do que ele precisa, o que pode ser diferente é a forma de conversar com ele. Nesse caso o atendimento. Certamente vários clientes já podem ter entrado na sua loja e conversado com seus vendedores, mas foram embora sem comprar nada.

Um dos motivos disso pode ser a insegurança do vendedor para realizar a compra. Esse profissional precisa estar muito bem preparado para esse momento, que é decisivo para qualquer empresa. Ter um atendimento personalizado e transformar isso em um diferencial da empresa pode não só fazer com que o cliente compre na loja como também que indique para outras pessoas por ter gostado muito do atendimento e ter se sentido à vontade.

Não desanime, procure oportunidades em momentos assim


Outro ponto que merece destaque diz respeito ao lado emocional. Caso os resultados não apareçam ou as vendas diminuam bastante, você dono da empresa e os vendedores não podem desanimar, porque isso vai só piorar a situação. É necessário ter a cabeça erguida e seguir em frente que os resultados vão aparecer.
E aproveitando que temos várias datas especiais durante o ano, é interessante realizar alguma promoção durante essas datas. Ou até mesmo sem um motivo específico, realizar promoções sempre atrai clientes e consumidores interessados em comprar economizando um pouco.

Use a sua criatividade para sobressair dos concorrentes

É importante e necessário pensar em alternativas e usar a criatividade para não ser um refém da crise. Com ideias interessantes e que atraiam o cliente, pode ter certeza que sua empresa terá bons resultados mesmo diante desse momento.

E então, pronto para inovar e passar pela crise sem maiores sustos? Utilize as dicas desse texto e não deixe que esse momento que o país está passando prejudique sua empresa e as vendas. Tente de alguma forma utilizar isso ao seu favor para que os resultados continuem aparecendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s